Mundo

Papa certifica milagre de Madre Teresa, que deve virar santa

O milagre necessário para a canonização é relativo à cura inexplicável em 2008 de um homem no Brasil, que havia ficado um dia em coma


	Madre Teresa: o milagre necessário para a canonização é relativo à cura de um homem que havia ficado um dia em coma em 2008
 (Wikipedia)

Madre Teresa: o milagre necessário para a canonização é relativo à cura de um homem que havia ficado um dia em coma em 2008 (Wikipedia)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 09h02.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco certificou o milagre necessário para santificar Madre Teresa de Calcutá, informou o Vaticano nesta sexta-feira.

Com isso, a religiosa que cuidou dos mais pobres receberá a maior honra da Igreja Católica apenas duas décadas depois de sua morte, tornando-se uma santa.

Francisco aprovou um decreto atribuindo um milagre à intercessão de Madre Teresa durante uma audiência na quinta-feira, quando o pontífice cumpriu 79 anos, informou o Vaticano.

Não foi fixada uma data para a canonização, mas a imprensa italiana especula que ela poderia acontecer na primeira semana de setembro do próximo ano, para coincidir com o aniversário da religiosa, em meio ao ano santo da misericórdia decretado pelo papa.

Ganhadora do Nobel da Paz, Madre Teresa morreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos. Na época de sua morte, a ordem dela, as Missionárias da Caridade, tinha 4 mil freiras, que comandavam quase 600 orfanatos, abrigos e clínicas pelo mundo.

O papa Francisco conheceu Madre Teresa, quando ambos participaram do sínodo do Vaticano em 1994. Na ocasião, o hoje pontífice era arcebispo.

Jorge Mario Bergoglio viu nela uma mulher forte, capaz de dar um testemunho corajoso em meio à assembleia de bispos, lembrou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. "Eu teria medo de tê-la como minha superior, já que ela era tão dura", lembrou o pontífice.

Nascida na Macedônia como Agnes Gonxha Bojaxhiu em 1910, a religiosa foi beatificada em 2003, em Roma, após o Vaticano dizer que as orações de uma indiana à freira livraram a mulher de um tumor considerado incurável.

O milagre necessário para a canonização é relativo à cura inexplicável em 2008 de um homem no Brasil, que havia ficado um dia em coma, segundo o jornal italiano católico Avvenire.

O Vaticano aceitou que as orações da mulher do paciente pela intercessão de Madre Teresa foram responsáveis pela cura. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosPapa FranciscoPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições