Mundo

Palestinos anunciam adesão à convenções sobre a guerra

Palestina assinou as Convenções de Genebra, que instauraram as regras de guerra e operações humanitárias em zonas de conflito


	O presidente palestino, Mahmud Abbas: iniciativa ocorre no momento em que as conversações de paz com Israel estão perto da ruptura
 (Abbas Momani/AFP)

O presidente palestino, Mahmud Abbas: iniciativa ocorre no momento em que as conversações de paz com Israel estão perto da ruptura (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 14h48.

Genebra - A Autoridade Palestina assinou formalmente as Convenções de Genebra, que regulam as regras de guerra e operações humanitárias em zonas de conflito, confirmou a Suíça, guardiã dos tratados.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores suíço, Pierre-Alain Eltschinger, disse à AFP que a Autoridade Palestina se declarou parte das convenções em 2 de abril.

A declaração foi registrada formalmente pela Suíça na quinta-feira.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, classificou esta adesão como "um dia histórico para o povo palestino".

A iniciativa é parte da nova ofensiva diplomática do presidente da Autoridade Palestina, no momento em que as negociações de paz com Israel estão perto da ruptura.

Os palestinos se comprometeram a suspender todas as iniciativas para buscar a adesão às organizações vinculadas às Nações Unidas e às convenções internacionais - uma medida no processo para obter o reconhecimento do Estado que esperam criar - durante as negociações de paz, em troca da libertação por Israel de um grupo de prisioneiros palestinos.

Recentemente, Israel tomou novas medidas para expandir as colônias em Jerusalém Oriental anexado.

A recusa por Israel de libertar o quarto e último grupo de presos no fim de março aumentou ainda mais a crise nas negociações de paz.

As negociações, reiniciadas em julho de 2013 depois de três anos de suspensão, não registraram avanços importantes sobre os principais temas do conflito.

*Atualizada às 14h47 do dia 11/04/2014

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseGuerrasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles