Mundo

Países dos Bálcãs acertam cota de 580 refugiados por dia

Esse número específico foi estipulado no dia 18 de fevereiro em reunião entre os chefes da Polícia desses quatro países e da Áustria


	Refugiados: o acordo foi adotado por consenso de todos os países, embora a Croácia ainda não o tenha cumprido totalmente
 (Roberta Atanasovski / AFP)

Refugiados: o acordo foi adotado por consenso de todos os países, embora a Croácia ainda não o tenha cumprido totalmente (Roberta Atanasovski / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 11h42.

Zagreb - Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia fecharam um acordo nesta sexta-feira de deixar passar um máximo de 580 refugiados por dia através de seus respectivos territórios em seu caminho até Áustria e Alemanha, informou a direção geral da Polícia Eslovena (GPU).

Esse número específico foi estipulado no dia 18 de fevereiro em reunião entre os chefes da Polícia desses quatro países e da Áustria, embora só tenha sido divulgado hoje, informa a agência de notícias eslovena "STA".

Com esta medida se pretende conter a chegada de refugiados à Europa central, o que ao mesmo tempo está causando a retenção de milhares de pessoas na Grécia, onde chegam em sua maioria em botes desde o litoral turco.

O acordo foi adotado por consenso de todos os países, segundo as fontes citadas, embora a Croácia ainda não o tenha cumprido totalmente.

"A Croácia enviou na quinta-feira à Eslovênia um total de 850 refugiados, muito acima do acordo adotado, por isso que lhes lembramos o que foi estabelecido", afirmou a Polícia eslovena.

Os países da rota balcânica acertaram na semana passada em Zagreb aplicar rigorosos controles de fronteira para a entrada dos refugiados, em primeiro lugar entre Macedônia e Grécia.

No entanto, depois da reunião da semana passada os chefes de Polícia reunidos negaram que existissem cotas fixas, embora tenham reconhecido que o trânsito dependia da capacidade da Áustria e da Alemanha de receber os imigrantes.

"Os países signatários se comprometeram a que o trânsito diário pelos países dos Bálcãs ocidentais seria limitado a um número que permita um controle eficaz de cada emigrante conforme as regras (do espaço) Schengen", explicou a Polícia eslovena hoje.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaRefugiadosUnião Europeia

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame