Mundo

Países do Mercosul fecham acordo de cooperação em segurança

O objetivo agora é conseguir um acordo com o gabinete regional da Interpol para usar sua infraestrutura e seus documentos relacionados com a atividade criminosa

Eduardo Bonomi, ministro do Interior do Uruguai, assegurou que na reunião de Assunção "foram obtidos avanços significativos" no tema (Wikimedia Commons)

Eduardo Bonomi, ministro do Interior do Uruguai, assegurou que na reunião de Assunção "foram obtidos avanços significativos" no tema (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2011 às 20h26.

Assunção - Ministros do Interior e da Justiça do Mercosul (Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil) resolveram intensificar a cooperação em matéria de segurança, informou nesta sexta-feira o ministro paraguaio Rafael Filizzola.

"Conversamos bastante sobre a necessidade de dividir mais informações através de bases de dados interconectadas", disse Filizzola a jornalistas ao concluir o encontro, preparatório para a cúpula de presidentes do Mercosul que será realizada em Assunção em 24 de junho.

O secretário de Estado revelou que os ministros de segurança da região preparam um "protocolo unificado de atuação" que será estudado pelos quatro países-membros no segundo semestre deste ano, em Montevidéu.

"O fundamental é a cooperação permanente em matéria de segurança", afirmou.

Eduardo Bonomi, ministro do Interior do Uruguai, assegurou que na reunião de Assunção "foram obtidos avanços significativos" no tema.

O objetivo agora é conseguir um acordo com o gabinete regional da Interpol para usar sua infraestrutura e seus documentos relacionados com a atividade criminosa.

"Queremos manter uma visão mais profunda e intensa da criminalidade para enfrentá-la, preveni-la com o conhecimento pleno das novas ameaças que recaem sobre nossos países", declarou.

Em um discurso, Bonomi declarou que a cooperação baseada em uma "forte vontade política" é a resposta precisa para "os problemas de segurança que afetam nossos países".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilArgentinaParaguaiUruguaiMercosulseguranca-digital

Mais de Mundo

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha