Mundo

Países do Brics discutem ajuda a UE na crise

A alternativa que poderá ser discutida é a elevação da participação de títulos em euros nas reservas internacionais desses países

Mantega: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúnem semana que vem em Washington para tratar do tema (Elza Fiuza/ABr)

Mantega: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúnem semana que vem em Washington para tratar do tema (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 12h20.

Brasília - Os países do grupo conhecido como Brics vão discutir, nos Estados Unidos, na próxima semana, formas de ajudar a União Europeia a enfrentar a crise econômica, informou hoje (13) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “O Brics vai se reunir na semana que vem, em Washington, durante um encontro, e nós vamos discutir como fazer para ajudar a União Europeia a sair dessa situação”, disse Mantega ao chegar ao Ministério da Fazenda.

O Brics é formado pelo Brasil, pela Rússia, pela Índia, pela China e pela África do Sul e tem se destacado pela maneira como tem conseguido, desde 2008, enfrentar a crise. A alternativa que poderá ser discutida no encontro em Washington é a elevação da participação de títulos em euros nas reservas internacionais desses países.

Na semana que vem, entre os dias 23 e 25, presidentes de bancos centrais e ministros de Finanças estarão reunidos em Washington para a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Eles vão discutir a crise global, principalmente a situação da Europa, com destaque para a Grécia.

Ontem (12), técnicos do FMI admitiram que previsões mais bem elaboradas poderiam ter alertado com maior antecedência para a crise da dívida grega. Segundos os técnicos do fundo, os estudos devem levar em conta a preocupação com a sustentabilidade dos débitos – se os países têm condições de arcar com o endividamento.

Acompanhe tudo sobre:BricsCrises em empresasEuropaGuido MantegaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosUnião Europeia

Mais de Mundo

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel