Exame Logo

Países Baixos ampliam para mais oito cidades o teste de consumo legal de maconha

Apesar das famosas coffeeshops locais, o cultivo da droga é ilegal no país

Coffee shop com venda de maconha na Holanda: o país virou polo turístico (Helene Wiesenhaan/BSR Agency/Getty Images)
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de junho de 2024 às 11h02.

Última atualização em 17 de junho de 2024 às 11h03.

O governo dos Países Baixos implementa a partir desta segunda-feira, 17, em mais oito cidades a iniciativa quepermite o consumo legal de maconha, uma experiência com a qual as autoridades pretendem reduzir a criminalidade e os problemas sociais relacionados com esta droga.

Ao contrário do que muitos acreditam no exterior, a venda e consumo de maconha não é legal no país, onde as famosas "coffeeshops" atraem fumantes de cannabis de todo o mundo.

Até agora, era totalmente ilegal cultivar maconha no país ou fornecê-la aos estabelecimentos populares de venda e consumo.

Veja também

Por este motivo, toda a cadeia de abastecimento das quase 570 "coffeeshops" do país funcionou de maneira clandestina durante décadas.

Com esta iniciativa, as autoridades procuram reduzir os pequenos crimes vinculados a esta droga.
A experiência começou no ano passado em Breda e Tilburg, no sul, e foi ampliada nesta segunda-feira para outras oito cidades, incluindo Maastricht, na fronteira com a Bélgica, e Groningen, no norte.

As cidades disponibilizarão cannabis estritamente regulamentada, garantindo aos consumidores e vendedores a qualidade e origem da droga.

A iniciativa é parte de uma tendência geral de d escriminalização do uso de maconha no mundo, com projetos similares na Alemanha, Suíça e Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:MaconhaDrogas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame