Mundo

Pai e filho viviam na selva desde a guerra do Vietnã

Equipe resgatou um pai e seu filho que viviam isolados na selva desde 1971, quando sua casa foi bombardeada durante a guerra


	Floresta no Vietnã: equipe precisou entrar 40 quilômetros na selva para resgatar pai e filho
 (Getty Images)

Floresta no Vietnã: equipe precisou entrar 40 quilômetros na selva para resgatar pai e filho (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2013 às 12h08.

Ho Chi Minh - Um vietnamita e seu filho viveram na selva do centro do país, isolados desde uma noite de 1971 em que sua casa foi bombardeada e perderam a mãe do filho e a outros duas meninas, informam nesta quinta-feira os veículos locais.

Ho Van Thanh e seu filho Ho Van Lang viviam um uma cabana de madeira que construíram em uma árvore e aonde chegaram ontem, quarta-feira, as autoridades para devolvê-los à civilização, segundo o jornal "Thanh Nien".

A equipe de resgate, que precisou entrar 40 quilômetros na selva da província de Quang Ngai, os encontrou usando tangas e portando armas e utensílios que fabricaram com o que encontravam na região.

Perto da casa havia uma pequena horta, com que complementavam os frutos que colhiam e a caça. Também plantavam e fumavam tabaco.

Em um cantinho da cabana, o veterano ainda guardava as calças militares que vestiu durante a Guerra do Vietnã.

Há 40 anos o paradeiro dos dois foi descoberto, quando outro filho, o caçula, se salvou do bombardeio, cresceu com um parente e, em 1983, conseguiu encontrá-los com a ajuda de um tio.

No entanto, apesar de todas as insistências, não conseguiu nunca convencê-los a abandonar a proteção da selva e retornar.

O filho mais novo voltou várias vezes desde então, inclusive acompanhado por pessoas com maior autoridade, para tentar dissuadi-los e para levar roupa e itens de difícil acesso, como óleo e sal.

O pai e o filho Lang sempre se negaram a voltar, chegando a fugir e se esconder quando tentavam pegá-los à força, e a roupa e utensílios que lhes levavam estavam em uma bolsa, praticamente intactos.

Ontem, Ho Van Thanh, agora com 82 anos e frágil demais para andar, foi finalmente transportado em uma rede de volta à civilização.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFlorestasGuerrasVietnã

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua