Mundo

Overdose de vacina da Pfizer leva profissionais de saúde ao hospital na Alemanha

Funcionários da cidade de Stralsund receberam cinco vezes a dose recomendada da vacina BioNTech-Pfizer no domingo

Pfizer: incidente ocorreu depois de alguns distritos alemãs se recusarem a usar vacinas entregues no final de semana (Dado Ruvic/Reuters)

Pfizer: incidente ocorreu depois de alguns distritos alemãs se recusarem a usar vacinas entregues no final de semana (Dado Ruvic/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 15h01.

Última atualização em 29 de dezembro de 2020 às 13h10.

 A campanha de vacinação contra covid-19 da Alemanha foi ofuscada por um incidente no norte do país quando oito funcionários de uma casa de repouso receberam uma overdose.

Autoridades distritais de Pomerânia Ocidental-Rúgia disseram que os funcionários da cidade de Stralsund receberam cinco vezes a dose recomendada da vacina BioNTech-Pfizer no domingo. Quatro foram hospitalizados para observação depois de desenvolverem sintomas semelhantes aos da gripe.

"Lamento profundamente o incidente. Este caso individual se deve a erros individuais. Espero que todos os afetados não sintam nenhum efeito colateral grave", disse o chefe distrital, Stefan Kerth, em um comunicado.

O incidente ocorreu depois de alguns distritos alemães se recusarem a usar vacinas entregues no fim de semana devido à suspeita de que sua refrigeração foi interrompida durante a entrega.

Autoridades da Pomerânia Ocidental-Rúgia destacaram comunicados anteriores da BioNtech segundo os quais doses maiores foram testadas no estudo de estágio inicial sem consequências graves.

A BioNTech apontou para a bula da vacina, que diz que, em caso de overdose, a recomendação é fazer o monitoramento das funções vitais e possível tratamento sintomático.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCoronavírusPfizervacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Justiça de Hong Kong aprova direitos de casais do mesmo sexo a habitação e herança

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'

'Ninguém vai ganhar uma guerra comercial', diz China após Trump prometer tarifaço

Ucrânia afirma que a Rússia efetuou um ataque noturno 'recorde' com 188 drones