Mundo

Otan promete punir responsáveis por profanação de cadáveres

Soldados americanos aparecem em vídeo urinando sobre insurgentes talibãs mortos

Imagem de vídeo manipulada para ocultar a identidade dos militares: o Pentágono já reconheceu os soldados envolvidos e anunciou formalmente uma investigação sobre o caso (AFP)

Imagem de vídeo manipulada para ocultar a identidade dos militares: o Pentágono já reconheceu os soldados envolvidos e anunciou formalmente uma investigação sobre o caso (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2012 às 12h44.

Cabul - O chefe da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), o general John R. Allen, disse nesta sexta-feira que punirá os soldados americanos que urinaram sobre cadáveres de insurgentes talibãs se a investigação confirmar estes fatos.

'Se a investigação confirmar, apoiaremos uma apropriada administração da justiça sobre aqueles que cometeram os atos', afirmou Allen em comunicado divulgado pela Isaf.

O general americano reiterou hoje a condenação que a Aliança Atlântica fez ontem e acrescentou que este tipo de ação 'não reflete os altos padrões de moral e valores' que o comando militar dos Estados Unidos espera de suas forças armadas.

O vídeo, de 39 segundos de duração, mostra um soldado gravando outros quatro que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, presumivelmente talibãs, entre risos e brincadeiras.

O Pentágono anunciou formalmente uma investigação para esclarecer o sucedido, embora fontes militares americanas tenham confirmado ontem, sob anonimato, que a Administração já conhece a identidade dos soldados envolvidos.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)ExércitoOtanPaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal