Mundo

Os últimos voos para Caracas

O que não falta na Venezuela? Ontem, duas grandes companhias aéreas, a alemã Lufthansa e a chilena Latam, anunciaram que deixarão de voar para o país. Em fevereiro, a Gol já havia cortado seus voos para Caracas. A Avianca é a única que (ainda) opera voos entre São Paulo e Caracas. A redução de bens […]

VENEZUELA: pessoas formam fila em San Cristoban, estado de Táchira, para comprar comida ao amanhecer   / John Moore/Getty Images

VENEZUELA: pessoas formam fila em San Cristoban, estado de Táchira, para comprar comida ao amanhecer / John Moore/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2016 às 05h34.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h41.

O que não falta na Venezuela? Ontem, duas grandes companhias aéreas, a alemã Lufthansa e a chilena Latam, anunciaram que deixarão de voar para o país. Em fevereiro, a Gol já havia cortado seus voos para Caracas. A Avianca é a única que (ainda) opera voos entre São Paulo e Caracas.

A redução de bens e serviços se estende a dezenas de setores. Na semana passada, a Coca-Cola anunciou que cessaria a produção de refrigerantes por falta de açúcar. Em abril, a Polar parou de fabricar cerveja. Faltam 80% dos itens da cesta básica, que em março custava 16 salários mínimos.

A Venezuela também enfrenta uma grande seca, que prejudica o abastecimento de água e energia elétrica, obrigando o governo a fazer cortes no fornecimento de luz, a mudar o fuso horário, a inventar uma semana de trabalho de dois dias.

O impasse econômico se transcreve no impasse político — o presidente Nicolás Maduro insiste que é vítima de uma guerra travada pelos empresários apoiados por Washington. No fim de semana, o governo recusou milhares de assinaturas de uma petição assinada por 1,8 milhão de moradores.

O Fundo Monetário Internacional estima que a Venezuela encolha 8% neste ano — o pior desempenho do mundo. A inflação deve passar dos 700%. O desemprego ultrapassou os 20% faz tempo. Alguém quer mesmo voar para Caracas?

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia