Os 10 países mais baratos para quem quer morar fora — Brasil entrou para o ranking
Os países asiáticos dominaram a lista deste ano, conquistando seis das 10 primeiras posições
Repórter colaborador
Publicado em 10 de julho de 2024 às 09h59.
Última atualização em 11 de julho de 2024 às 09h38.
Pelo quarto ano consecutivo, o Vietnã é o país mais acessível do mundo para quem quiser morar fora de sua terra natal, ocupando o primeiro lugar entre 53 destinos , de acordo com um estudo da consultoria InterNations e divulgado pela CNBC.
Mais de 12 mil pessoas em 174 locais espalhados pelo mundo participaram da pesquisa Expat Insider 2024, que forneceu informações sobre os melhores e piores lugares para viver, qualidade de vida, trabalho no exterior e finanças pessoais.
Para o Índice de Finanças Pessoais, a InterNations pediu aos entrevistados que classificassem os seus níveis de satisfação pessoal em três áreas: custo de vida geral, satisfação com a situação financeira e se o rendimento familiar disponível era suficiente para levar uma vida confortável.
Os dados foram utilizados para compilar o relatório, que permanece praticamente inalterado em relação ao ano passado, com exceção de um novo participante na lista — o Brasil (9.º) — que substitui a Malásia, que caiu do 5.º lugar em 2023 para o 11º este ano.
Aqui estão os 10 principais destinos para se morar no exterior levando em conta suas finanças pessoais, segundo a InterNations:
- Vietnã
- Colômbia
- Indonésia
- Panamá
- Filipinas
- Índia
- México
- Tailândia
- Brasil
- China
Dos e ntrevistados que vivem no Vietnã, 86% avaliam o seu custo de vida de forma favorável - isto é mais do dobro da média global de 40%, e 65% dos entrevistados no país dizem que estão satisfeitos com a sua situação financeira, em comparação com 54% globalmente.
Além disso, 68% dos entrevistados afirmam que o seu rendimento familiar disponível é mais do que suficiente para levar uma vida confortável, em comparação com 41% a nível mundial, mostrou o documento.
Os países asiáticos dominaram a lista deste ano, conquistando seis das 10 primeiras posições. O Sudeste Asiático, em particular, destacou-se com Vietnã, Indonésia, Filipinas e Tailândia, todos classificados entre os 10 primeiros.