Organização antinuclear quer pagar custos de encontro Trump-Kim

Um representante afirmou que a organização está disposta a arcar com os gastos da cúpula histórica, incluindo os custos de hotel do Kim Jong-un em Singapura

A organização antinuclear Ican, Prêmio Nobel da paz 2017, ofereceu-se para pagar os custos da histórica reunião de cúpula da próxima semana entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, incluindo os custos de hotel do dirigente norte-coreano em Singapura.

O delicado tema do pagamento do hotel cinco estrelas Fullerton, opção preferida pela Coreia do Norte, figura no quebra-cabeças que representa o encontro entre Donald Trump e Kim Jong Un.

Os Estados Unidos estão dispostos a pagar, apesar de temerem ofender os norte-coreanos, que enfrentam dificuldades de obter divisas, mas possuem um forte orgulho do qual não abrem mão, segundo indicou na semana passada o jornal The Washington Post.

"Estamos dispostos a assegurar os custos da cúpula, incluindo alojamento e as salas de conferências", declarou nesta segunda à AFP Akira Kawasaki, representante da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN) no Japão.

"Se a celebração da cúpula estiver ameaçada por temas de dinheiro, estamos dispostos a pagar a fatura, uma vez que se trata de cúpula histórica", acrescentou.

A suíte presidencial do Fullerton, com 201 metros quadrados, custa, segundo a imprensa, mais de 6.000 dólares a noite.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.