Mundo

Opositores de Trump se revoltam e convenção vira caos

A Convenção Nacional Republicana virou um caos quando oponentes de Donald Trump deixaram irritados o local da reunião e gritaram em protesto

Delegados protestam contra decisão da convenção do Partido Republicano dos Estados Unidos em Cleveland (Mark Kauzlarich/Reuters)

Delegados protestam contra decisão da convenção do Partido Republicano dos Estados Unidos em Cleveland (Mark Kauzlarich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2016 às 19h28.

Cleveland - A Convenção Nacional Republicana virou um caos nesta segunda-feira quando oponentes do escolhido em potencial para ser o candidato do partido a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixaram irritados o local da reunião e gritaram em protesto por causa do fracasso deles em ganhar uma votação simbólica se opondo à candidatura de Trump.

A confusão ameaçava os esforços da campanha de Trump para mostrar um partido unido em torno do empresário agora político e ofuscava o tema do dia, “Faça a América Segura Novamente”, que tinha o objetivo de mostrar Trump como um líder forte capaz de proteger o país da violência e da militância islâmica.

As forças contrárias a Trump queriam mudar as regras de nomeação do partido para permitir que delegados apoiassem candidatos republicanos alternativos a Trump.

Quando os líderes partidários por aclamação declararam que os esforços dos opositores haviam fracassado por falta de votos, um pandemônio se iniciou no piso da arena de basquete de Cleveland, onde Trump deve ser formalmente indicado nesta semana.

Muitos delegados começaram a exigir uma votação nominal, gritando: “Votação nominal, votação nominal”. Outros deixaram o local dizendo que tinham que avaliar os seus próximos passos.

Os protestos, um constrangimento para Trump, destacam as divisões profundas dentro do partido por causa da candidatura dele. Uma corrente de republicanos veteranos, preocupados com o temperamento e as políticas de Trump, já estavam se mantendo afastados da convenção.

MORTES OFUSCAM CONVENÇÃO

A convenção foi aberta nesta segunda-feira, ofuscada pelas recentes mortes de policiais e homens negros.

Aliados de Trump vão promover o que ele chama de uma linha dura sobre lei, ordem e segurança nacional em discursos mais tarde.

O ataque a tiros contra três policiais em Baton Rouge no domingo, uma ação seletiva que pode ter sido uma retaliação pela série de mortes de norte-americanos negros por policiais, pairava sobre o encontro.

O tema para o primeiro dia de convenção já tinha sido estabelecido como “Faça a América Segura Novamente”. Trump tem buscado se apresentar como o candidato da lei e da ordem, ecoando a campanha presidencial de sucesso de Richard Nixon em 1968.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Venezuela: campanha eleitoral termina hoje, com Maduro falando em "banho de sangue"

PIB dos EUA acelera e taxa anualizada vai a 2,8% no 2º trimestre

Netanyahu defende conflito em Gaza no Congresso americano e milhares protestam contra ele

Qual o país com o passaporte mais 'poderoso' do mundo?

Mais na Exame