Exame Logo

Oposição da Venezuela convoca protestos para véspera da posse de Maduro

Atual presidente foi reeleito em julho do ano passado, em meio a críticas internacionais sobre transparência do pleito

A líder da oposição venezuelana Maria Corina Machado agita uma bandeira nacional durante uma manifestação para protestar contra os resultados das eleições presidenciais, em Caracas, em 3 de agosto de 2024. Depois de passar vários dias escondida, a líder da oposição venezuelana Maria Corina Machado compareceu a um comício com milhares de manifestantes, acompanhada por vários líderes da oposição, mas não por seu candidato presidencial Edmundo Gonzalez Urrutia (Federico PARRA/AFP)
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 08h27.

Última atualização em 6 de janeiro de 2025 às 08h28.

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, convocou no último domingo, 5, protestos para o próximo dia 9 na Venezuela, véspera da posse do presidente Nicolás Maduro para seu terceiro mandato, em meio a denúncias de fraude em sua reeleição.

"Esse dia ficará registrado na História como o dia em que a Venezuela disse 'Basta!'", afirma María Corina em vídeo publicado nas redes sociais. "A liberdade não se suplica, luta-se e se conquista", acrescentou.

Veja também

Os protestos da oposição perderam força em meio ao medo generalizado após a repressão às manifestações que eclodiram contra a reeleição de Maduro.

Manifestações após vitória de Maduro

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaAmérica LatinaNicolás Maduro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame