Mundo

ONU recebe planos de proteção do clima de 146 países

Mais de 80% dos planos incluem objetivos quantificáveis e mais de 80% incorporam ações de adaptação à mudança climática


	Natureza: planos serão incluídos em um relatório destinado à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima
 (Flickr/Adriano Makoto Suzuki)

Natureza: planos serão incluídos em um relatório destinado à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (Flickr/Adriano Makoto Suzuki)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 13h53.

Berlim - Ao todo, 146 países, responsáveis por 87% das emissões mundiais de gases que causam o efeito estufa, apresentaram seus respectivos Planos Nacionais de Mudanças Climáticas à Organização das Nações Unidas (ONU), informou nesta sexta-feira a secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres.

Esses planos serão incluídos em um relatório destinado à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP21), marcada para acontecer em dezembro, na capital da França.

Isso significa que 75% dos Estados-membros da UNFCCC responderam, incluindo todos os países desenvolvidos e 104 países em desenvolvimento.

Mais de 80% dos planos incluem objetivos quantificáveis e mais de 80% incorporam ações de adaptação à mudança climática.

"Durante os últimos meses, o número de países que vieram apresentando seus planos de ação climática para o acordo de Paris passou de um fluxo constante a uma avalanche. Esta amplitude de respostas não tem precedente e reflete o reconhecimento cada vez maior de que estamos perante uma oportunidade única de conseguir um desenvolvimento sustentável", disse Christiana.

A Secretaria da UNFCCC, que tem sua sede em Bonn, na Alemanha, emitirá em 1 de novembro um relatório da síntese de todos estes planos, conhecidos como Contribuições Previstas e Determinadas em Nível Nacional (INDC).

Acompanhe tudo sobre:ClimaEfeito estufaMeio ambienteONU

Mais de Mundo

Alvo de mandado de prisão do TPI, Putin anuncia viagem à Mongólia, país que integra o Tribunal

UE nega 'legitimidade democrática' da reeleição de Maduro na Venezuela

Reino Unido planeja aumentar consideravelmente as repatriações de imigrantes

MP da Venezuela ameaça prender opositor González se ele não acatar 3ª convocação para depor

Mais na Exame