Ban Ki-moon: ele encorajou governo iraquiano e governo regional curdo a cooperarem (Fabrice Coffrini/AFP)
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2014 às 11h58.
Nações Unidas - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, está "muito preocupado" com a situação na segunda maior cidade do Iraque, Mossul, que foi tomada por rebeldes inspirados na Al Qaeda, e exortou os líderes políticos do país a se unirem contra as ameaças que o Iraque enfrenta, segundo o porta-voz da ONU Stephane Dujarric.
Ban condenou com firmeza os ataques terroristas recentes nas províncias de Anbar, Bagdá, Diyala, Ninewa e Salah al-Din, que mataram e feriram dezenas de civis, disse Dujarric.
De acordo com o porta-voz, o secretário-geral da ONU salientou que as ameaças contra o Iraque "só podem ser resolvidas com base na Constituição e dentro do processo político democrático".
Ban encorajou o governo iraquiano e o governo regional curdo a cooperarem no restabelecimento da segurança para a província de Ninewa e incentivou todos os líderes tribais, políticos e religiosos locais a participarem de uma conferência de reconciliação em Anbar, destacou Dujarric.
Fonte: Associated Press.