ONU encoraja países a cumprirem metas de biodiversidade
Na tentativa de conseguir reforços para resolver o problema, a CDB lançou na COP11, na Índia, a iniciativa Campeões da Biodiversidade
Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2012 às 17h08.
São Paulo - Um dos principais entraves para que os países que integram a Convenção de Diversidade Biológica (CDB) da ONU consigam cumprir as Metas de Aichi, definidas durante a COP10 da Biodiversidade, nos prazos estabelecidos é a falta de suporte – seja financeiro, técnico ou humano. Na tentativa de conseguir reforços para resolver o problema, a CDB lançou na COP11, na Índia, a iniciativa Campeões da Biodiversidade.
A ação é um convite para que governos, empresas e stakeholders façam suas propostas de suporte, por meio de formulário, e as enviem por e-mail para o secretariado da CDB para que eles avaliem a oferta.
Se aceita, ela é publicada na Lista dos Campeões da Biodiversidade, que revela à sociedade quem está empenhado em ajudar no cumprimento das Metas de Aichi.
Por enquanto, a lista conta com, apenas, um campeão: o governo da Índia, que em 16/10, primeiro dia da Cúpula de Alto Nível da COP11, anunciou por meio de seu primeiro ministro, Manmohan Singh, que doará US$ 50 milhões para ações de conservação da biodiversidade na Índia e em outros países em desenvolvimento.
Até o final da Conferência, que acaba nesta sexta-feira (19), espera-se que a Lista dos Campeões da Biodiversidade esteja bem mais extensa. Quem será o próximo a entrar para a relação? Façam suas apostas!