Mundo

ONU destina US$ 15 milhões para ajudar vítimas de terremoto

A organização está liberando a quantia de seu fundo de respostas a emergências para ajudar as vítimas do terremoto no Nepal


	 Terremoto no Nepal: o dinheiro permitirá que grupos de ajuda humanitária internacional ampliem suas operações, disse porta-voz
 (Prakash Mathema/AFP)

Terremoto no Nepal: o dinheiro permitirá que grupos de ajuda humanitária internacional ampliem suas operações, disse porta-voz (Prakash Mathema/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 16h29.

Nova York - A Organização das Nações Unidas informou que está liberando US$ 15 milhões de seu fundo de respostas a emergências para ajudar as vítimas do terremoto no Nepal.

Um porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse hoje a repórteres que o dinheiro permitirá que grupos de ajuda humanitária internacional ampliem suas operações e forneçam abrigo, água e medicamentos para as vítimas, entre outros serviços logísticos.

O porta-voz disse que caminhões com alimentos estavam a caminho dos distritos afetados nas proximidades do vale de Katmandu, e que a distribuição de alimentos deve começar na terça-feira.

Citando dados do governo, Haq afirmou que 8 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto, em 39 distritos do Nepal, e mais de 1,4 milhão de pessoas precisavam de ajuda para comer, incluindo 750 mil que vivem perto do epicentro do terremoto, em moradias de baixa qualidade.

A equipe humanitária da ONU para o Nepal está coordenando os esforços internacionais de ajuda com o governo, segundo o funcionário. Um quadro mais claro das necessidades deve ser obtido nas próximas 48 horas. Haq afirmou ainda que a prioridade imediata é realizar buscas e retirar escombros, para tentar resgatar mais pessoas. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisNepalONUTerremotos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua