Ban Ki-moon: "O futuro de Israel não está no isolamento, mas em um Oriente Médio democrático" (Bradley Ambrose/AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 19h18.
Jerusalém - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira a Israel que aproveite o calor da Primavera Árabe para melhorar sua integração no Oriente Médio, em vez de optar pelo isolamento ao perceber um aumento dos riscos à segurança do Estado judaico.
'O futuro de Israel não está no isolamento, mas em um Oriente Médio democrático', assinalou Ban no discurso de encerramento da Conferência de Herzliya, transmitido ao vivo pelo site da organização.
No último evento de sua visita de dois dias a Israel e aos territórios palestinos, Ban afirmou que ninguém no mundo moderno pode defender que um regime repressivo é de algum modo preferível à democracia.
'Falando entre amigos, me aflige ouvir essas queixas', disse o secretário-geral, referindo-se às vozes em Israel que alertam sobre os riscos decorrentes das revoltas no mundo árabe.
Ele ressaltou seu compromisso com o direito de existência de Israel, reiterou sua crítica aos ataques contra seu território e destacou que as preocupações de segurança do país são legítimas e reais.
Sobre o estagnado processo de paz entre israelenses e palestinos, lamentou que haja 'muitas provocações sem sentido' que dificultam seu reatamento, entre as quais citou a contínua construção nas colônias judaicas em território ocupado, inclusive 'nas regiões mais sensíveis'.
Ban destacou que Israel pode fazer para estabelecer um clima de confiança com os palestinos, como permitir a entrada de materiais de construção na Faixa de Gaza, bloqueada desde que o grupo extremista islâmico Hamas assumiu o controle da região, em junho de 2007.