ONG denuncia empresas que violam direitos indígenas

GDF Suez é umas das empresas denunciadas por envolvimento na construção da represa de Jirau

Londres - A organização pró Direitos Humanos Survival International denunciará cinco empresas que supostamente violam, em diferentes lugares do mundo, os direitos dos indígenas.

Mediante um comunicado emitido em Londres, a organização publica a lista de cinco empresas, na qual inclui o gigante energético GDF Suez - que conta com participação parcial do Governo francês -, por seu envolvimento na construção da represa de Jirau, que será a maior do Brasil.

Segundo a Survival International, a companhia mantém os trabalhos de construção, apesar das advertências realizadas por várias organizações de que essa área é habitada por indígenas.

A brasileira Yaguareté Porã, que quer operar em uma área florestal do Chaco Paraguaio, habitado por indígenas também aparece na lista.

As petrolíferas Perenco/Repsol também estão entre as denunciadas pela Survival, que as acusa de explorar o território habitado por indígenas no norte do Peru.

As outras companhias que aparecem na lista da organização são a Samling, por destruir as florestas do estado malaio de Sarawak, onde vive uma tribo, e a Wilderness Safáris, que promove um tour em uma reserva de Kalahari Central, em Botsuana, área na qual priva a população local do acesso à água e à alimentação.

Leia mais sobre preservação

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.