Mundo

Onda de protestos no Irã que já deixou 21 mortos continua

Desde quinta-feira, o Irã registra manifestações de protesto contra o governo e a situação econômica do país, o desemprego e a corrupção

Presidente do Irã, Hassan Rouhani: Pelo menos 100 pessoas foram detidas na segunda-feira (1), em Teerã (Stephanie Keith/Reuters)

Presidente do Irã, Hassan Rouhani: Pelo menos 100 pessoas foram detidas na segunda-feira (1), em Teerã (Stephanie Keith/Reuters)

A

AFP

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 07h34.

Nove pessoas –  seis manifestantes, um garoto, um policial e um Guardião da Revolução  morreram durante protestos noturnos na região de Isfahan, no centro do Irã - anunciou a televisão pública iraniana nesta terça-feira (2).

Seis manifestantes morreram em confrontos com as forças de segurança, quando tentavam invadir uma delegacia da cidade de Qahderijan, na província de Isfahan, indicou a fonte.

Um menino de 11 anos morreu, e seu pai foi ferido por disparos de manifestantes em Khomeinyshahr, acrescentou a mesma fonte.

Um membro dos Guardiães da Revolução, força de elite iraniana, morreu vítima de um disparo de um fuzil de caça em Kahriz Sang, indicou a televisão estatal.

Na segunda-feira, as autoridades haviam anunciado a morte de um policial, vítima de um disparo de fuzil de caça, em Najafabad.

A televisão estatal indicou, por sua vez, que cerca de 100 pessoas foram detidas ontem à noite na província de Isfahan. Desde sábado, foram pelo menos 450.

"Pelo menos 200 pessoas foram detidas no sábado; 150, no domingo; e 100, na segunda", declarou o subprefeito de Teerã, Ali-Asghar Nasserbakht, à agência de notícias Ilna, ligadas aos reformistas.

Desde quinta-feira, o Irã registra manifestações de protesto contra o governo e a situação econômica do país, o desemprego e a corrupção.

No total, 21 pessoas morreram nessas manifestações iniciadas na quinta-feira passada em Machhad, segunda cidade mais populosa do Irã, situada no nordeste do país.

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA