Mundo

Onda de calor mata 432 pessoas no sul do Paquistão

Nesta manhã choveu ligeiramente em algumas zonas de Karachi e espera-se que as precipitações se estendam a outras áreas, o que diminuirá as temperaturas


	A maior parte das mortes ocorreu em Karachi, a capital da província, onde os hospitais registraram um alto número de falecidos por golpes de calor e desidratação
 (Getty Images)

A maior parte das mortes ocorreu em Karachi, a capital da província, onde os hospitais registraram um alto número de falecidos por golpes de calor e desidratação (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2015 às 08h37.

Islamabad - O número de mortos pela onda de calor que afeta a sulina província pasquitanesa de Sindh há quatro dias com temperaturas acima dos 40 graus aumentou nesta terça-feira para 432, enquanto começou a chover em algumas das zonas afetadas, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

A maior parte das mortes ocorreu em Karachi, a capital da província e centro econômico do país, onde os hospitais registraram um alto número de falecidos por golpes de calor e desidratação, principalmente pessoas acima dos 60 anos, disseram fontes de vários centros médicos.

"Até agora registramos 200 mortes e atendemos mais de 3 mil pessoas afetadas pelo calor nas últimas 24 horas", disse o chefe de Emergências do Centro de Médico Jinnah de Karachi, Seemin Jamali.

No Hospital Civil da mesma cidade houve 70 mortes. "Não sei o número de pacientes em estado crítico", indicou o superintendente do centro Muzaffar Hussain.

No resto da província morreram 8 pessoas, indicou o secretário de Saúde do governo regional de Sindh, Said Mangnejo.

O governo pôs em estado de emergência os hospitais de Karachi e cancelaram as férias do pessoal médico.

Nesta manhã choveu ligeiramente em algumas zonas de Karachi e espera-se que as precipitações se estendam a outras áreas, o que diminuirá as temperaturas.

Esta onda de calor ocorre de forma simultânea com o começo do Ramadã, o jejum muçulmano que estabelece a não ingestão de alimentos e bebidas entre a alvorada e o crepúsculo durante um mês.

As ondas de calor são frequentes no subcontinente indiano nos meses de maio e junho, que precedem a chegada das chuvas da monção.

No final de maio, uma onda de calor matou cerca de 2 mil no sudeste da vizinha Índia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCalorChuvasClimaÍndiaPaquistão

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua