Mundo

OMS alerta para alta nos casos globais da covid-19

Tedros Ghebreyesus lembrou que, entre janeiro e fevereiro, houve um período de seis semanas seguidas de recuo nos casos do vírus pelo mundo

"Nós temos agora sete semanas seguidas de alta nos casos, e quatro semanas de avanço das mortes" (Fernando Souza/Getty Images)

"Nós temos agora sete semanas seguidas de alta nos casos, e quatro semanas de avanço das mortes" (Fernando Souza/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de abril de 2021 às 11h54.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu nesta segunda-feira, 12, para o aumento recente nos casos de covid-19 e nas mortes causadas pela doença. Durante entrevista coletiva virtual, ele ainda comentou que a entidade não defende "lockdowns sem fim", mas medidas combinadas, "adequadas e ágeis" para conter o problema.

Ghebreyesus lembrou que, entre janeiro e fevereiro, houve um período de seis semanas seguidas de recuo nos casos do vírus pelo mundo. "Nós temos agora sete semanas seguidas de alta nos casos, e quatro semanas de avanço das mortes", comparou, citando "grandes aumentos" nos casos em vários países da Ásia e do Oriente Médio.

"Isso ocorre apesar do fato de que mais de 780 milhões de doses de vacinas foram administradas globalmente", afirmou a autoridade da OMS. "Não se enganem. As vacinas contra a covid-19 são um instrumento vital e poderoso, mas não são o único instrumento", disse, defendendo medidas como o distanciamento social e o uso de máscaras para conter os contágios.

Segundo Ghebreyesus, há "confusão, complacência e inconsistências em medidas de saúde pública e na aplicação delas", o que resulta em aumento da transmissão dos vírus e das mortes. "É preciso uma abordagem consistente, coordenada e abrangente", defendeu. "A OMS não quer lockdowns sem fim. Os países que têm se saído melhor têm adotado uma combinação de ações sob medida, mensuradas, ágeis e baseadas em evidências", afirmou.

podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusOMS (Organização Mundial da Saúde)Pandemia

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru