Mundo

Ofensiva militar na Colômbia deixa 5 combatentes mortos

Polícia efetuou na última semana outras duas operações na qual morreram 14 guerrilheiros das Farc e outra em Tolima, no qual perderam a vida outros insurgentes


	Farc: tropas da Força de Tarefa Conjunta Ômega seguem combatendo a Sétima Frente das Farc, cujo chefe é Miguel Botache Santillana
 (ALEJANDRA PARRA / Bloomberg)

Farc: tropas da Força de Tarefa Conjunta Ômega seguem combatendo a Sétima Frente das Farc, cujo chefe é Miguel Botache Santillana (ALEJANDRA PARRA / Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 16h42.

Bogotá -  O Comando Geral das Forças Militares da Colômbia informou nesta quarta-feira sobre uma nova operação contra as Farc, na qual morreram pelo menos cinco guerrilheiros e outros oito foram capturados, ação que faz parte da ofensiva militar desdobrada nos últimos dias.

A operação na qual participaram o Exército, a Força Aérea e a inteligência da Polícia ocorreu nas últimas horas no município de Vista Formosa, no departamento de Meta.

Tropas da Força de Tarefa Conjunta Ômega seguem combatendo a Sétima Frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), cujo chefe é Miguel Botache Santillana, conhecido como "Gentil Duarte", acrescentou a informação.

O Comando Geral das FF.MM. indicou no comunicado que darão mais informações sobre a operação quando forem conhecidos mais detalhes e disse que até o momento foram confiscados 14 fuzis, material de inteligência e equipes de comunicação.

A polícia efetuou na última semana outras duas operações, uma no domingo em Arauca, no qual morreram 14 guerrilheiros das Farc, e outra ontem em Tolima (sul), no qual perderam a vida outros sete insurgentes.

Além disso, outro suposto guerrilheiro da Frente 51 da principal guerrilha colombiana, que de acordo com o Governo conta com pelo menos 7.200 integrantes em suas fileiras, morreu hoje em um combate com a Brigada 13 do Exército na região do Sumapaz, um antigo bastião das Farc no centro da Colômbia.

De acordo com o Exército, um grupo de insurgentes se mobilizava com explosivos e minas, entre eles o guerrilheiro falecido, que aparentemente vestia um uniforme da Polícia.

O comandante da Brigada 13 do Exército, o general Jorge Humberto Jerez, afirmou aos meios locais que as Farc "tinham planejado aumentar as ações armadas na região após o fim da trégua unilateral" que terminou em 15 de janeiro e que tinha sido declarada pela guerrilha durante o Natal. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBogotáColômbiaFarc

Mais de Mundo

Governo Maduro confirma prisão de ex-candidato presidencial por planejar "golpe de Estado"

China confirma seu primeiro surto da nova variante da mpox

Quais são os passaportes mais (e os menos) poderosos do mundo em 2025?

Incêndios em Los Angeles podem causar mais de US$ 50 bilhões em prejuízos