Mundo

OCDE prevê estabilidade na zona do euro e desaceleração para Brasil e Índia

Brasil teve a maior queda no mês segundo os indicadores da organização

OCDE: organização publica indicadores todo mês (Jean Ayissi/AFP)

OCDE: organização publica indicadores todo mês (Jean Ayissi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2010 às 09h37.

Paris - Os sinais que apontam para uma desaceleração econômica em grandes economias emergentes, como Brasil e Índia, e para uma estabilização da atividade na zona do euro estão sendo reforçados, segundo os indicadores compostos avançados publicados nesta segunda-feira pela OCDE.

Estes indicadores, que a OCDE publica uma vez ao mês, são integrados por uma série de variáveis que conseguem antecipar, em um período de seis a nove meses, os pontos de inflexão dos ciclos econômicos.

O indicador de outubro para o conjunto da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu um centésimo no último mês, ficando em 102,6 pontos.

O Brasil, que se situou em 98,9 pontos, caiu três centésimos e foi o país que teve a pior estimativa, seguido da Índia (-0,2 inteiros e 100,6 pontos).

Também em negativo e com quedas de um centésimo cada se situaram Reino Unido (102,3 pontos), Itália (103,1 pontos), Alemanha (105,2 pontos), Japão (102,6 pontos) e Canadá (101,7 pontos).

No outro extremo ficou a Rússia, que avançou 0,7 pontos para chegar aos 105,5 inteiros, e segue como o país com melhores perspectivas do indicador no último ano (com um avanço de 8,3 pontos frente aos 3,3 pontos para o conjunto da OCDE).

Também em positivo ficou situada a China, que avançou 0,6 pontos até os 101,9 inteiros e reforçou a tendência iniciada um mês antes, e Estados Unidos, cujo avanço foi de 0,3 pontos, até os 102,3 inteiros.

A Espanha, que se manteve sem mudanças em setembro, sofreu na atualização dos indicadores compostos uma ligeira redução de 0,06 pontos até os 103,13 inteiros, enquanto a correção para o México em outubro foi de 0,04 pontos até os 101,59. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEuropaÍndia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua