Observadores internacionais elogiam processo eleitoral em Brasília
Grupo de 100 observadores internacionais acompanha hoje o pleito na capital federal
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.
Brasília - Um grupo de 100 observadores internacionais acompanha hoje (3) o pleito na capital federal. Após visitarem uma zona eleitoral da cidade, eles elogiaram o processo eleitoral brasileiro, sobretudo a rapidez proporcionada pela utilização da urna eletrônica tanto para o voto quanto para a apuração.
A conselheira da Embaixada da China no Brasil, Wang Qiaoyum, não conhecia o sistema eletrônico. Segundo ela, tudo parece "muito avançado". A colega de embaixada, Chen Xiaoling, concordou e elogiou também a organização do pleito. "Há filas, mas sem tumulto", disse.
Para a representante da Comissão Eleitoral Independente do Quênia, Winnie Guchu, uma das maiores vantagens no processo eleitoral brasileiro é a possibilidade de se ter o resultado da apuração para alguns cargos ainda no mesmo dia. Ela lembrou que no país africano onde vive o voto ainda é manual, mas não é obrigatório como no Brasil. "O voto é voluntário e acontece de acordo com a vontade de cada um", afirmou.
As eleições de hoje são acompanhadas por mais de 150 observadores internacionais, entre representantes governamentais e não governamentais. O número supera em mais de sete vezes a média registrada desde 2002, de 20 observadores por eleição.
Leia mais sobre eleições
Acompanhe as notícias sobre as Eleições 2010 do site EXAME no twitter