Mundo

Obama votará 12 dias antes das eleições

O presidente americano votará em 25 de outubro, como permite a lei do estado de Illinois


	Barack Obama: "se o teu estado permite a votação antecipada, faça como eu", disse o presidente americano pelo Twitter
 (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama: "se o teu estado permite a votação antecipada, faça como eu", disse o presidente americano pelo Twitter (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 18h07.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, votará em Chicago doze dias antes das eleições presidenciais, como permite a lei do estado de Illinois (norte), anunciou o chefe de Estado nesta segunda-feira, em sua conta no Twitter.

"Vou seguir o exemplo de @MichelleObama (primeira-dama) e votarei antes de 25 de outubro. Se o teu estado permite a votação antecipada, faça como eu", escreveu Obama em sua conta oficial @BarackObama, assinando com suas iniciais, em sinal de que ele mesmo escreveu a mensagem.

O comitê de campanha de Obama confirmou em seguida que o presidente democrata votará pessoalmente em Chicago, seu reduto político antes de chegar à Casa Branca, e onde está instalado o centro da campanha pela sua reeleição.

Minutos antes, a primeira-dama, Michelle Obama, também havia anunciado pelo Twitter que votaria antecipadamente por correspondência, incitando seus compatriotas a fazerem o mesmo.

A equipe de campanha democrata disse que "o presidente e a primeira-dama darão um passo histórico votando antecipadamente, em pessoa e por correspondência (respectivamente)".

A mobilização dos eleitores, particularmente das minorias, representou um dos fatores decisivos para a vitória de Obama em 2008. Segundo Jim Messina, diretor de campanha do democrata, Obama mantém uma vantagem sólida sobre o adversário republicano Mitt Romney, revelaram pesquisas de opinião.

Desde a semana passada, eleitores de 42 estados já podem votar por correspondência e nove deles abriram a votação pessoal nos centros eleitorais.

Esta prática foi adotada para evitar as longas filas antes das eleições de 6 de novembro e que os eleitores não percam a terça-feira, dia da votação, que não é feriado.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico