Mundo

Obama veta projeto que revoga Obamacare

Segundo Obama, a medida "iria reverter o progresso significativo que fizemos na melhoria da assistência médica no país"


	Barack Obama: o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor
 (Jonathan Ernst/ Reuters)

Barack Obama: o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor (Jonathan Ernst/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2016 às 17h13.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vetou um projeto que quer revogar a legislação sobre sistema de saúde conhecido como Obamacare, uma das marcas de seu governo.

Segundo Obama, a medida "iria reverter o progresso significativo que fizemos na melhoria da assistência médica no país".

O veto era amplamente esperado. O Partido Republicano, no entanto, se disse vitorioso por ter atingido dois objetivos: cumprir uma promessa feito ao eleitorado justamente em ano eleitoral, e mostra que eles serão capazes de revogar a medida caso um republicano vença as eleições presidenciais, que acontecem em novembro.

Congressistas republicanos tem criado muitos projetos para revogar medidas da administração Obama desde 2010. Esta, no entanto, é a primeira vez que um projeto deste passa pelas duas casas e chega à Casa Branca.

Em sua mensagem ao Congresso justificando o veto, o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor.

A legislação "tornou a cobertura pelo sistema de saúde mais acessível e mais centrado nos paciente. E está funcionando", escreveu.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Paul Ryan, a revogação do Obamacare é "apenas questão de tempo".

"Mostramos que conseguimos reverter o programa no Senado. Logo, no ano que vem, quando houver um presidente republicano, nós conseguiremos derrubar a lei", disse.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticosSaúde

Mais de Mundo

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU