Mundo

Obama tem mais de 70% das intenções de voto entre latinos

A pesquisa mostra ainda que 87% dos hispânicos têm quase certeza de que votarão, o que pode significar um recorde de participação


	O presidente americano, Barack Obama, acena em evento de campanha em Nashua, New Hampshire: no total, 8% dos latinos registrados já votaram de maneira antecipada
 (Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)

O presidente americano, Barack Obama, acena em evento de campanha em Nashua, New Hampshire: no total, 8% dos latinos registrados já votaram de maneira antecipada (Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2012 às 11h54.

Washington - A uma semana das eleições dos Estados Unidos, 73% dos latinos registrados para votar preferem o presidente Barack Obama e apenas 21% o republicano Mitt Romney, segundo uma pesquisa da ImpreMedia e Latino Decisions divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa mostra ainda que 87% dos hispânicos têm quase certeza de que votarão em 6 de novembro, o que pode significar um recorde de participação da principal minoria do país.

"A sondagem mostra que este ano podemos antecipar uma participação recorde entre os latinos", disse a diretora de ImpreMedia, Monica Lozano.

Nas eleições de 2008, 84% dos hispânicos registrados compareceram às urnas, um número sem precedentes, e dois terços votaram em Obama.

A vantagem de 52 pontos de Obama sobre Romney na pesquisa, realizada de 19 a 25 de outubro com 300 pessoas, com margem de erro de 5,6%, iguala a maior registrada pela Latino Decisions em 1º de outubro.

No total, 8% dos latinos registrados já votaram de maneira antecipada, destaca a pesquisa.

Para a votação, os hispânicos registrados cresceram quatro milhões, a 23,7 milhões (11% do eleitorado), segundo o instituto Pew Hispanic, mas tradicionalmente o eleitorado latino tem uma participação abaixo da média nacional.

Na reta final da campanha, as pesquisas a nível nacional mostram uma disputa acirrada pela Casa Branca entre o democrata Obama e o republicano Romney.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU

Um mês antes dos incêndios, chefe dos bombeiros de LA alertou sobre cortes no orçamento

Maduro chega a dia da posse na Venezuela em meio a perda de apoio e prisões de opositores