Mundo

Obama tem grande vantagem sobre republicanos para 2012

Presidente e pré-candidato do partido Democrata pode vencer com 49% dos votos

O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa em evento na cidade de Austin, no Texas (Jim Young/Reuters)

O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa em evento na cidade de Austin, no Texas (Jim Young/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2011 às 14h24.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem uma ampla vantagem sobre possíveis adversários republicanos na eleição presidencial de 2012, mas enfrenta dúvidas sobre sua forma de lidar com a economia, revelou uma pesquisa Reuters/Ipsos nesta quarta-feira.

Quarenta e cinco por cento dos norte-americanos disseram acreditar que Obama vai ser reeleito, um aumento de 10 pontos em relação a uma pesquisa similar realizada antes da eleição parlamentar em novembro de 2010.

Na pesquisa realizada após a morte de Osama bin Laden no início de maio, o índice de aprovação ao presidente dos EUA ficou em 49 por cento, 3 pontos acima do mês passado. Outras pesquisas dão a Obama uma popularidade ainda maior a Obama após a morte de Bin Laden.

Obama, no entanto, não teve avanço na avaliação econômica, com apenas 34 por cento dos entrevistados afirmando aprovar a forma como o presidente cuida da economia, número que está diretamente ligado ao aumento no preço da gasolina. Essa foi a menor aprovação a Obama quanto à economia em uma pesquisa Ipsos desde que ele tomou posse, em janeiro de 2009.

Obama tem vantagem de dois dígitos sobre todos os possíveis candidatos republicanos até o momento, segundo a pesquisa. O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e o ex-governador do Massachusetts Mitt Romney foram os republicanos com melhor resultado contra Obama.

A pesquisa foi realizada entre 5 e 9 de maio. Uma amostra de 1.020 adultos foi entrevistada aleatoriamente por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Osama bin LadenPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga