Mundo

Obama recebe primeiro-ministro ucraniano na Casa Branca

EUA repetiram nos últimos dias que apoiam a "legitimidade" do governo de Yatseniuk, que assumiu o poder após protestos que terminaram com a queda de Yanukovich


	Casa Branca: no encontro entre Obama e Yatseniuk também esteve presente o vice-presidente americano, Joseph Biden, que cancelou uma visita que faria à República Dominicana
 (Jewel Samad/AFP)

Casa Branca: no encontro entre Obama e Yatseniuk também esteve presente o vice-presidente americano, Joseph Biden, que cancelou uma visita que faria à República Dominicana (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 17h05.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu na Casa Branca o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, para demonstrar seu apoio ao novo governo interino de Kiev em meio às tensões com a Rússia.

Yatseniuk chegou à Casa Branca por volta das 14h30 locais (15h30 de Brasília) para sua reunião com Obama no Salão Oval.

No encontro também esteve presente o vice-presidente americano, Joseph Biden, que devido à crise na Ucrânia cancelou uma visita que faria hoje à República Dominicana após sua viagem ao Chile, onde assistiu à posse presidencial de Michelle Bachelet.

Os EUA repetiram nos últimos dias que apoiam a "legitimidade" do governo de Yatseniuk, que assumiu o poder após três meses de protestos populares que terminaram com a queda do presidente Viktor Yanukovich.

Isso contrasta com a postura da Rússia, para quem o que tirou Yanukovich do poder foi "um golpe de Estado".

Antes de sua reunião com Obama, o primeiro-ministro ucraniano foi recebido pelo secretário de Estado americano, John Kerry.

À tarde, Yatseniuk deve se encontrar com o presidente da Câmara dos Representantes do Congresso, o republicano John Boehner, e com líderes do Senado.

Yatseniuk também se reunirá hoje em Washington com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e nesta quinta discursará em Nova York em uma nova sessão do Conselho de Segurança da ONU que visa analisar a crise na Ucrânia. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEuropaPersonalidadesPolíticosRússiaUcrâniaWashington (DC)

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma