Mundo

Obama quer maior extração de petróleo no Alasca e no Golfo

Altos preços dos combustíveis já diminuíram os níveis de aprovação de Obama em pesquisas de opinião

Obama sofre pressão de republicanos e do público para diminuir os preços da gasolina (Getty Images)

Obama sofre pressão de republicanos e do público para diminuir os preços da gasolina (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 07h42.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que sofre pressão de republicanos e do público para diminuir os preços da gasolina, anunciou novas medidas neste sábado para expandir a produção de petróleo interna no Alasca e no Golfo do México.

Os altos preços dos combustíveis diminuíram os níveis de aprovação de Obama em pesquisas de opinião e ameaçaram frear a retomada econômica que é fundamental para sua reeleição, em 2012.

O presidente, um democrata, tentou reduzir o consumo de produtos derivados do petróleo por parte dos norte-americanos e expandir fontes de energia renováveis, enquanto também busca aumentar a produção interna de petróleo e gás natural, uma área que os republicanos querem expandir drasticamente.

Em seu discurso semanal no rádio, Obama abordou algumas das exigências republicanas, delineando formas de aumentar as perfurações e coordenar melhor o processo para emitir licenças de exploração no Alasca.

"Estou dirigindo o Departamento do Interior para conduzir as vendas anuais de arrendamentos na Reserva Nacional de Petróleo no Alasca, respeitando os pontos sensíveis, e acelerar a avaliação de reservas de petróleo e gás no meio do e no sul do Atlântico," afirmou ele no discurso.

As vendas de arrendamento do governo dão às empresas a oportunidade de alugar propriedades federais no continente e na costa, que podem ser perfuradas para extração de petróleo e gás natural. Companhias com as ofertas mais altas geralmente arrendam as terras por dez anos.

A Reserva Nacional de Petróleo do Alasca é uma área de 23 milhões de acres estabelecida originalmente em 1923 como fonte de combustível para o setor militar norte-americano. Ela está localizada no noroeste do Alasca, perto do Refúgio Nacional Ártico da Vida Selvagem, que o governo Bush tentou abrir para exploração, rejeitando críticas de grupos de defesa do meio ambiente.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia