Mundo

Obama homenageia Cameron com o maior jantar de gala de seu mandato

Com 362 convidados, o jantar foi o maior celebrado pelo presidente americano desde sua chegada ao poder, em 2009

O banquete, realizado no jardim da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual Obama descreveu Cameron como "o tipo de aliado que queremos nos bons tempos e nos maus" (Alex Wong/Getty Images)

O banquete, realizado no jardim da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual Obama descreveu Cameron como "o tipo de aliado que queremos nos bons tempos e nos maus" (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 06h55.

Washington - Estrelas do cinema como George Clooney e ícones da moda como Anna Wintour iluminaram nesta quarta-feira o jantar de gala que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu em homenagem ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Com 362 convidados, o jantar foi o maior celebrado por Obama desde sua chegada ao poder, em janeiro de 2009.

O banquete, realizado no jardim sul da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual o presidente americano descreveu Cameron como 'o tipo de aliado que queremos ao lado nos bons tempos e nos maus'.

'Confio nele. Diz o que faz, e faz o que diz. Vi sua personalidade e seu compromisso com a liberdade humana durante (a intervenção militar aliada) na Líbia', assinalou Obama.

Cameron, por sua parte, destacou três qualidades do colega: 'a força, a autoridade moral e a sabedoria'.

'Nunca esquecerei sua chamada sobre a Líbia, na qual me explicou o papel que os Estados Unidos desempenhariam ali. E todos estamos de acordo que o mundo é um lugar melhor sem Osama bin Laden e também sem Muammar Kadafi', disse Cameron.

O líder britânico acrescentou que Obama 'entende que os meios contam absolutamente tanto quanto os fins'.

No desfile que precedeu o jantar, destaque para os atores George Clooney, que chegou acompanhado do ativista John Pendergast; Damian Lewis, protagonista de uma das séries favoritas de Obama, 'Homeland'; e os intérpretes da série britânica 'Downton Abbey' Hugh Bonneville e Elizabeth McGovern.

Também atraíram os fotógrafos a editora da revista 'Vogue', Anna Wintour, o bilionário Warren Buffett e o golfista Rory McIlroy.

O jantar foi encerrado com brincadeiras sobre as respectivas preferências esportivas dos líderes e inclusive sobre a coincidência da visita de Cameron com o 200º aniversário da guerra de 1812, na qual os britânicos atearam fogo à Casa Branca.

'Verdadeiramente, iluminaram este lugar', brincou Obama na cerimônia de boas-vindas.

Cameron confessou, por sua vez, que o presidente americano teve de explicar-lhe algumas regras do jogo na partida de basquete universitário a que assistiram na última terça-feira em Dayton (Ohio).

'Um dia destes, me vingarei convidando-o a uma partida de críquete e explicando a ele as regras e a terminologia que terá de aprender, assim como eu tentei ontem à noite', afirmou Cameron.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino Unido

Mais de Mundo

G20: EUA reafirmam compromisso em fortalecer Ucrânia contra escalada russa

Xi Jinping chega ao Brasil para fortalecer relações bilaterais com Lula

Brasil assina acordo para trazer gás natural da Argentina ao mercado brasileiro

No RJ, presidente chinês afirma que mundo adentra um 'período de turbulência e mudança'