Mundo

Obama homenageia Cameron com o maior jantar de gala de seu mandato

Com 362 convidados, o jantar foi o maior celebrado pelo presidente americano desde sua chegada ao poder, em 2009

O banquete, realizado no jardim da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual Obama descreveu Cameron como "o tipo de aliado que queremos nos bons tempos e nos maus" (Alex Wong/Getty Images)

O banquete, realizado no jardim da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual Obama descreveu Cameron como "o tipo de aliado que queremos nos bons tempos e nos maus" (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 06h55.

Washington - Estrelas do cinema como George Clooney e ícones da moda como Anna Wintour iluminaram nesta quarta-feira o jantar de gala que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu em homenagem ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Com 362 convidados, o jantar foi o maior celebrado por Obama desde sua chegada ao poder, em janeiro de 2009.

O banquete, realizado no jardim sul da Casa Branca, foi precedido por um brinde no qual o presidente americano descreveu Cameron como 'o tipo de aliado que queremos ao lado nos bons tempos e nos maus'.

'Confio nele. Diz o que faz, e faz o que diz. Vi sua personalidade e seu compromisso com a liberdade humana durante (a intervenção militar aliada) na Líbia', assinalou Obama.

Cameron, por sua parte, destacou três qualidades do colega: 'a força, a autoridade moral e a sabedoria'.

'Nunca esquecerei sua chamada sobre a Líbia, na qual me explicou o papel que os Estados Unidos desempenhariam ali. E todos estamos de acordo que o mundo é um lugar melhor sem Osama bin Laden e também sem Muammar Kadafi', disse Cameron.

O líder britânico acrescentou que Obama 'entende que os meios contam absolutamente tanto quanto os fins'.

No desfile que precedeu o jantar, destaque para os atores George Clooney, que chegou acompanhado do ativista John Pendergast; Damian Lewis, protagonista de uma das séries favoritas de Obama, 'Homeland'; e os intérpretes da série britânica 'Downton Abbey' Hugh Bonneville e Elizabeth McGovern.

Também atraíram os fotógrafos a editora da revista 'Vogue', Anna Wintour, o bilionário Warren Buffett e o golfista Rory McIlroy.

O jantar foi encerrado com brincadeiras sobre as respectivas preferências esportivas dos líderes e inclusive sobre a coincidência da visita de Cameron com o 200º aniversário da guerra de 1812, na qual os britânicos atearam fogo à Casa Branca.

'Verdadeiramente, iluminaram este lugar', brincou Obama na cerimônia de boas-vindas.

Cameron confessou, por sua vez, que o presidente americano teve de explicar-lhe algumas regras do jogo na partida de basquete universitário a que assistiram na última terça-feira em Dayton (Ohio).

'Um dia destes, me vingarei convidando-o a uma partida de críquete e explicando a ele as regras e a terminologia que terá de aprender, assim como eu tentei ontem à noite', afirmou Cameron.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino Unido

Mais de Mundo

Eleições no Reino Unido: trabalhistas tiveram vitória esmagadora, aponta boca-de-urna

Governo conservador português quer restaurar alguns benefícios fiscais para estrangeiros

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022

Mbappé pede votos contra extrema direita: "Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente"

Mais na Exame