Mundo

Obama e Putin conversam em Pequim sobre Ucrânia, Irã e Síria

Os presidentes americano e russo conversaram sobre temas como o Irã, Síria e Ucrânia, por ocasião da cúpula da Apec

O presidente russo, Vladimir Putin (e), e o presidente americano, Barack Obama (2º à dir.), na Apec (Press service of the president of the Russian Federation/RIA Novosti/Reuters)

O presidente russo, Vladimir Putin (e), e o presidente americano, Barack Obama (2º à dir.), na Apec (Press service of the president of the Russian Federation/RIA Novosti/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 08h09.

Pequim - Os presidentes americano, Barack Obama, e russo, Vladimir Putin, conversaram nesta terça-feira durante a reunião de cúpula da Apec  em Pequim sobre temas como Irã, Síria e Ucrânia, anunciou uma porta-voz do governo dos Estados Unidos.

"O presidente Obama teve a oportunidade de conversar ao longo do dia em três oportunidades por 15-20 minutos", disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Bernadette Meehan.

Ela destacou que os chefes de Estado conversaram sobre "Irã, Síria e Ucrânia".

Obama e Putin já haviam se reunido na segunda-feira, por alguns minutos, também por ocasião do encontro de cúpula das 21 economias que integram o Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC) em Pequim.

As relações entre Washington e Moscou passam pelo pior momento desde a Guerra Fria, após a decisão dos países ocidentais de impor sanções econômicas à Rússia pela anexação da Crimeia no início do ano e do papel que desempenha no conflito separatista no leste da Ucrânia.

Rússia e Estados Unidos participam nas negociações sobre o programa nuclear do Irã, no chamado grupo 5+1, mas no caso da Síria, Moscou é um aliado chave do regime de Bashar al-Assad, a quem apoia desde o início da revolta que se transformou em guerra civil em março de 2011.

Mas a Ucrânia é o principal foco de conflito. No fim de setembro, na ONU, Obama denunciou com firmeza a "agressão russa na Europa". Putin respondeu em outubro ao chamar de "hostil" a atitude americana.

O último encontro entre Obama e Putin havia acontecido em junho, na França. Os dois conversaram por alguns minutos à margem das cerimônias que recordaram os 70 anos do desembarque aliado na Normandia, o Dia D da Segunda Guerra Mundial.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD