Mundo

Obama e os e-mails; Duterte no Japão…

Hillary: Terceira Guerra Mundial Para o presidenciável republicano, Donald Trump, os planos da democrata Hillary Clinton para o conflito na Síria podem “levar à Terceira Guerra Mundial”. O motivo seriam os possíveis embates com a Rússia, que apoia os ataques do presidente sírio, Bashar al-Assad, contra os rebeldes opositores a seu governo. Na visão do […]

BARACK OBAMA: para o presidenciável republicano Donald Trump, o presidente sabia que Hillary Clinton usava um servidor de e-mail pessoal / Jonathan Ernst/Reuters

BARACK OBAMA: para o presidenciável republicano Donald Trump, o presidente sabia que Hillary Clinton usava um servidor de e-mail pessoal / Jonathan Ernst/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2016 às 17h48.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h49.

Hillary: Terceira Guerra Mundial

Para o presidenciável republicano, Donald Trump, os planos da democrata Hillary Clinton para o conflito na Síria podem “levar à Terceira Guerra Mundial”. O motivo seriam os possíveis embates com a Rússia, que apoia os ataques do presidente sírio, Bashar al-Assad, contra os rebeldes opositores a seu governo. Na visão do magnata, derrotar o grupo terrorista Estado Islâmico é uma prioridade maior do que forçar a renúncia de Assad — o que vem sendo o foco dos esforços da diplomacia americana no último ano. “Nós deveríamos focar o Estado Islâmico, e não a Síria”, disse.

_

Ele sabia de tudo

Trump também afirmou que o presidente Barack Obama deveria ser investigado pelo uso que Hillary fez de seu servidor pessoal de e-mail enquanto era secretária de Estado, entre 2009 e 2013. Para o bilionário, o presidente “sabia de tudo” sobre o caso. Obama já declarou que só tomou conhecimento do ocorrido pelas notícias veiculadas na imprensa.

_

Sem o Ceta, resta o TPP

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau deu uma forte indicação de que vai assinar o TPP, o Tratado Transpacífico, que estabelece regras mais flexíveis no comércio entre 12 países. Em meio a protestos contra o acordo acontecendo durante seu discurso, Trudeau afirmou que é “difícil imaginar um mundo em que o Canadá vire suas costas” para os principais parceiros comerciais. Nos Estados Unidos, os presidenciáveis Hillary Clinton e Donald Trump se opõem ao tratado. Enquanto isso, o Ceta, acordo comercial com a União Europeia que deveria ser assinado nessa semana, segue paralizado por conta da rejeição de um parlamento da Bélgica.

_

Duterte no Japão

No primeiro dos três dias de visita ao Japão, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, chamou o governo dos Estados Unidos de “valentão”, como resposta às acusações de que ele estaria violando direitos humanos no país. No poder desde 2013, Duterte é conhecido por sua política de guerra às drogas e por encorajar a violência policial. Depois de visitar a China na última semana, Duterte desembarcou em Tóquio a convite do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. O encontro marca a comemoração de 60 anos de laços diplomáticos entre os dois países.

_

Paquistão: chacina contra a polícia

Pelo menos 62 policiais morreram num ataque terrorista a uma academia de polícia no Paquistão nesta madrugada. Militantes extremistas teriam invadido o local e trocado tiros com os policiais, num confronto que durou a noite toda. Cerca de 700 cadetes estavam presentes. Dois grupos terroristas reivindicam a autoria do atentado: o Estado Islâmico e o Tehrik-e-Taliban Pakistan (principal grupo rebelde paquistanês, conhecido como TTP).

_

AT&T e Time Warner: bom para todos?

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times na terça-feira 25, o presidente do conglomerado de mídia Time Warner disse que a compra da empresa pela AT&T não deve ser “ajudada e apoiada” pelas rivais. Para Jeff Bewkes, a fusão será benéfica ao mercado de mídia. O acordo foi anunciado no sábado 22, por 85,4 bilhões de dólares. O medo do setor é que a AT&T, maior companhia de telecomunicações dos Estados Unidos — dona da TV a cabo DirecTV —, privilegie conteúdo da Time Warner, que é dona de canais como HBO e CNN, além da produtora cinematográfica Warner Bros.

_

GM acima das expectativas

A montadora General Motors teve resultados acima das expectativas no terceiro trimestre, fazendo as ações subir 3% no pregão desta terça-feira. O lucro por ação foi de 1,72 dólar, acima do 1,44 esperado. O faturamento no período alcançou 42,8 bilhões, com destaque de seu desempenho nos Estados Unidos e na China. O presidente da empresa, Chuck Stevens, afirmou que a GM está “muito feliz” com os resultados.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Maduro exige 'mão de ferro' após protestos que deixaram 25 mortos na Venezuela

Trump processa Departamento de Justiça por busca em sua residência na Flórida em 2022

Putin promete 'expulsar' tropas ucranianas que tomaram dezenas de cidades russas

Bolívia troca ministro de Hidrocarbonetos em meio a severa crise de combustíveis

Mais na Exame