Mundo

Obama e Maliki se reúnem para analisar futuro do Iraque

Barack Obama discute com o premiê iraquiano sobre o país após a retirada das tropas americanas

Será o primeiro encontro entre ambos desde que Obama anunciou, em outubro, o fim da presença militar no Iraque (Getty Images)

Será o primeiro encontro entre ambos desde que Obama anunciou, em outubro, o fim da presença militar no Iraque (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 06h06.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe nesta segunda-feira o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, na Casa Branca para analisar o futuro desse país árabe após a saída definitiva, antes de fim deste mês, das tropas americanas.

Obama deve tratar com o primeiro-ministro, segundo a Casa Branca, 'a saída das forças militares americanas do Iraque' e os esforços 'para começar um novo capítulo na aliança estratégica integral entre EUA e Iraque'.

O presidente, acrescenta a Casa Branca, presta homenagem aos esforços 'para alcançar este momento tão promissor para uma amizade duradoura EUA-Iraque quando chega ao fim à guerra dos EUA no Iraque'.

Será o primeiro encontro entre ambos desde que Obama anunciou, em outubro, o fim da presença militar no Iraque perante a falta de um acordo com Bagdá para manter além do dia 31 de dezembro um contingente de milhares de soldados.

A reunião representará o primeiro ato em uma semana na qual Obama quer se concentrar na retirada dos últimos soldados dos EUA que ainda permanecem no Iraque e marcar o fim da guerra, uma promessa na qual baseou sua campanha eleitoral de 2008 e cujo cumprimento, previsivelmente, vai querer ressaltar na de 2012.

Na terça-feira deve conceder entrevistas a emissoras de televisão locais nas quais falará do fim da guerra, além de questões econômicas.

No dia seguinte, irá com a primeira-dama, Michelle Obama, à base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, onde ambos falarão aos soldados.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)GovernoIraquePaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos