Mundo

Obama diz que evasão fiscal é um grande problema mundial

"Não acontece somente em outros países, porque tem gente nos Estados Unidos que também se beneficia disso", acrescentou


	Obama: "não acontece somente em outros países, porque tem gente nos Estados Unidos que também se beneficia disso", acrescentou
 (David Fernandez/ Reuters)

Obama: "não acontece somente em outros países, porque tem gente nos Estados Unidos que também se beneficia disso", acrescentou (David Fernandez/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2016 às 15h25.

O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta terça-feira que as revelações de que políticos, empresários e personalidades mundiais ocultaram dinheiro através de empresas offshore mostra que a evasão fiscal é "um grande problema mundial".

"A evasão de impostos é um grande problema mundial", declarou Obama após a divulgação da investigação jornalística internacional "Panama Papers", com o vazamento de milhares de documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, especializado em criar empresas em paraísos fiscais.

"Não acontece somente em outros países, porque tem gente nos Estados Unidos que também se beneficia disso", acrescentou. "Na maior parte dos casos é legal, esse é o problema".

Obama deu essas declarações um dia depois de o Departamento do Tesouro ajustar as normas contra os acordos de "investimento" de impostos, pelos quais companhias americanas se fundiram a empresas estrangeiras para deslocar suas sedes para o exterior, a fim de evadir o pagamento de impostos nos Estados Unidos.

Essas operações -como a fusão em curso por 160 bilhões de dólares entre os gigantes farmacêuticos Pfizer e Allergan- exploram brechas legais que permitem às empresas "evadir o justo pagamento de seus impostos no país", acrescentou Obama.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCorrupçãoDinheiroEscândalosEstados Unidos (EUA)FraudesLavagem de dinheiroPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia