Mundo

Obama diz a Putin que EUA querem solução diplomática

Presidente americano criticou a Rússia por executar ações não "propícias" a esse caminho

Ativistas pró-Moscou bloqueiam o acesso ao prédio do Serviço de Segurança da Ucrânia em Lugansk, leste do país
 (GENYA SAVILOV/AFP)

Ativistas pró-Moscou bloqueiam o acesso ao prédio do Serviço de Segurança da Ucrânia em Lugansk, leste do país (GENYA SAVILOV/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 22h08.

Washington - O presidente norte-americano, Barack Obama, disse nesta segunda-feira ao presidente russo, Vladimir Putin, que os Estados Unidos preferem uma solução diplomática para a crise na Ucrânia, mas criticou a Rússia por executar ações não "propícias" a esse caminho.

"O presidente deixou claro que o caminho diplomático estava aberto e que é a nossa preferência, mas que as ações da Rússia não são consistentes nem propícias para isso", disse um alto funcionário do governo sobre a ligação telefônica entre os líderes.

Obama disse a Putin que o governo ucraniano tinha feito "ofertas reais" para responder às preocupações sobre a descentralização de poderes aos governos locais do país, disse o funcionário.

"Essa é uma questão para os ucranianos decidirem", disse a autoridade. "Sempre apoiamos e continuaremos apoiando um processo inclusivo." O funcionário disse que a ligação "franca e direta" ocorreu a pedido dos russos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaCrimeiaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal