Mundo

Obama destina US$3 bilhões para fundo "verde" internacional

Obama deve anunciar oficialmente a doação durante a cúpula de líderes de países do G20, grupo das principais nações desenvolvidas e em desenvolvimento


	Barack Obama: presidente americano deve anunciar oficialmente a doação ao fundo verde durante a cúpula de líderes de países do G20
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Barack Obama: presidente americano deve anunciar oficialmente a doação ao fundo verde durante a cúpula de líderes de países do G20 (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 13h00.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma contribuição de 3 bilhões de dólares para um fundo climático verde, num esforço para ajudar países pobres a lidar com os efeitos das mudanças climáticas, disse nesta sexta-feira uma autoridade do governo dos EUA.

Obama deve anunciar oficialmente a doação durante a cúpula de líderes de países do G20, grupo das principais nações desenvolvidas e em desenvolvimento, na Austrália.

A contribuição seria a segunda importante ação em prol do clima tomada por Obama após a derrota do Partido Democrata nas eleições legislativas da semana passada nos EUA.

Nesta semana, Obama já havia anunciado um acordo climático com a China, segundo o qual os Estados Unidos vão reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em cerca de 25 por cento até 2025, enquanto a China vai impor limites para suas emissões até 2030.

Os Estados Unidos se juntariam a outros países, incluindo México, Coreia do Sul, Alemanha, França e Japão, ao contribuir para o fundo.

O objetivo do fundo é trabalhar em parceira com o setor privado para incentivar o mercado global de tecnologias de energia limpa, criando oportunidades para empreendedores e a indústria, inclusive nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)G20Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Campanha de Biden ignora críticas e afirma que ele voltará à estrada em breve

Jovens da Venezuela se preparam para sua primeira eleição

Trump retoma campanha contra um Biden enfraquecido

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Mais na Exame