Mundo

Obama critica a própria gestão econômica

O presidente americano e candidato à reeleição classificou sua gestão da economia como "insuficiente"


	Obama discursa em evento de campanha em Toledo, Ohio: no entanto, ele defendeu que em sua gestão foram tomadas medidas econômicas importantes a longo prazo
 (J.D. Pooley/Getty Images/AFP)

Obama discursa em evento de campanha em Toledo, Ohio: no entanto, ele defendeu que em sua gestão foram tomadas medidas econômicas importantes a longo prazo (J.D. Pooley/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 14h06.

Charlotte - O presidente Barack Obama admitiu que o balanço de sua gestão econômica é insuficiente, o que ocasionou críticas de seus adversários republicanos nesta terça-feira, dia em que tem início a Convenção Democrata que o indicará formalmente para disputar as eleições de novembro.

Obama concedeu no domingo uma entrevista ao canal local de televisão KKTV, do Colorado (oeste), que a difundiu na noite de segunda-feira.

Indagado sobre a classificação que daria para sua gestão da economia, Obama respondeu: "Eu diria que é insuficiente".

O presidente acrescentou, no entanto: "As medidas que tomamos para salvar o setor automotivo, para conseguir que o ensino superior seja mais acessível, para investir em energia limpa (...) São coisas que precisaremos para o crescimento em longo prazo".

A campanha de Mitt Romney aproveitou a oportunidade para tecer mais críticas.

"Depois de quatro anos de presidência, é insuficiente? O presidente ainda pede paciência às pessoas?", afirmou o companheiro de chapa de Romney, Paul Ryan, falando à CBS.

"Não foram criados postos de trabalho ao ritmo que se deveria", afirmou ainda, em sintonia com os comentários dos republicanos sobre o desempenho de Obama na economia do país.

O desemprego afeta atualmente 8,3% da população ativa nos Estados Unidos, contra 5% antes da recessão de 2007-2009, e a Casa Branca não prevê que esta taxa - a nuvem negra no balanço de mandato de Obama- caia abaixo dos 8% antes das eleições.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos