Barack Obama procura retomar a iniciativa após duas semanas centradas nas discussões políticas em torno do teto da dívida (Joe Raedle/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 17 de agosto de 2011 às 13h08.
Washington - O presidente americano, Barack Obama, conclui nesta quarta-feira a viagem de ônibus de três dias por Minnesota, Iowa e Illinois, em uma tentativa de recuperar sua popularidade abalada pelo desemprego e pela situação econômica.
Na última etapa de sua viagem, Obama chegará a Illinois para participar de assembleias populares nas cidades de Atkinson e Alpha, no oeste do estado.
Em um esforço para voltar a se conectar com seus eleitores, o presidente empreendeu uma jornada pelo Meio-Oeste do país, durante a qual participou de diferentes discussões sobre a economia rural.
Desta forma, Obama deixou a Casa Branca para escutar pessoalmente as preocupações dos cidadãos e evitar as críticas dos que consideram que Washington está longe da realidade.
O presidente afirmou nesta terça-feira estar convencido de que os Estados Unidos "ressurgirão da recessão mais fortes do que nunca". Segundo ele, esse "retorno" começará não de Washington, mas dos fazendeiros, agricultores, empreendedores e empresários da região central do país.
De acordo com a Casa Branca, o objetivo da viagem de Obama é reunir ideias para reativar o crescimento econômico do país em um momento no qual a taxa de desemprego chega a 9,1% e a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota da dívida americana.
No entanto, para os republicanos, que já estão de olho nas eleições de 2012, trata-se de uma campanha de relações públicas sem planos concretos.
Segundo os últimos dados da empresa de consultoria Gallup, que analisa diariamente a popularidade de Obama, sua taxa de aprovação está em 39%, a mais baixa de seu mandato.