Mundo

O que se sabe sobre o atentado em Londres

Atentado, até o momento, vem sendo investigado pela polícia londrina como um ataque terrorista, embora motivações do suspeito ainda sejam desconhecidas

Atentado terrorista em Londres (Hannah McKay/Reuters)

Atentado terrorista em Londres (Hannah McKay/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 22 de março de 2017 às 17h06.

Última atualização em 22 de março de 2017 às 22h57.

São Paulo – A tarde desta quarta-feira (22) foi de pânico no centro de Londres (Reino Unido).

Às 14h40 (horário local), em Westminster, mais especificamente na ponte que fica próxima do parlamento do país, um homem atropelou pedestres e, ao descer do carro, foi morto quando atacou um policial.

O atentado, até o momento, vem sendo investigado pela polícia londrina como um ataque terrorista, embora os laços com organizações terroristas e as motivações do suspeito ainda não sejam conhecidos.

No meio de muitas especulações, autoridades policiais divulgaram um comunicado onde detalham tudo o que sabem até o momento sobre o episódio. Veja abaixo:

O que houve?

De acordo com a polícia, o episódio se iniciou quando um carro que passava pela ponde de Westminster atropelou várias pessoas que se encontravam no local. Ao menos três policiais estão entre as vítimas.

O carro então bateu próximo do prédio do parlamento. Nesse momento, o homem desceu armado com uma faca e continuou o seu ataque.

Um vídeo registrado por pessoas que andavam pela região no momento do incidente mostra o pânico do público quando os tiros começaram. Veja abaixo:

yt thumbnail

Há mortos e feridos?

Sim, a polícia confirma ao menos cinco mortos (o policial que fazia a guarda do parlamento e o suspeito, inclusive). O suspeito foi morto a tiros por outro policial. O atentado deixou, até o momento, 40 feridos. 3 deles eram adolescentes franceses que estavam em uma viagem escolar em Londres.

O autor desse atentado estava só?

A polícia informa acreditar que o ato foi de autoria de apenas uma pessoa. No entanto, as investigações e buscas por outros possíveis suspeitos continuam.

O ataque acabou?

O episódio em Westminster parece ter chegado ao fim. No entanto, a polícia alerta ao público que se mantenha vigilante e pediu que as pessoas evitassem transitar pela região.

Além disso, lembram que o contingente de policiais armados pelas ruas da cidade irá aumentar nos próximos dias.

Foi terrorismo?

A polícia ainda não conseguiu determinar as razões por trás do atentado. Ainda assim, uma investigação com a divisão antiterror da polícia britânica está em andamento. Autoridades informam que vão tratar o caso como tal até que outras evidências mostrem o contrário.

Ataques no Reino Unido

O atentado em Londres acontece no mesmo dia em que o mundo lembra o aniversário dos ataques em Bruxelas (Bélgica), quando uma série de explosões aconteceram em diferentes pontos da cidade que é vista como a capital da União Europeia (UE).

No Reino Unido, a Scotland Yard informou ter frustrado ao menos 13 tentativas de atentados desde 2013. Em agosto de 2014, o alerta terrorista no país foi elevado à categoria 4 (a máxima é 5). Após os atentados em Paris em 2015, o total de policiais armados pelas ruas de Londres bateu a marca de 2.800.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasCrimeLondresReino Unido

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame