Mundo

O minuto a minuto do atentado deste sábado em Londres

Veja como agiram os terroristas desde que a polícia começou a receber chamadas, pouco depois das 22h

Homenagem às vítimas do atentado em Londres perto de Borough Market: atropelamentos e esfaqueamentos (Peter Nicholls/Reuters)

Homenagem às vítimas do atentado em Londres perto de Borough Market: atropelamentos e esfaqueamentos (Peter Nicholls/Reuters)

A

AFP

Publicado em 4 de junho de 2017 às 13h40.

Pouco depois das 22h (18h de Brasília) de sábado em Londres, os telefones da polícia e dos serviços médicos começaram a tocar. Poucos minutos depois, sete pessoas estavam mortas e vários feridos eram atendidos nas ruas.

22H07 - O serviço de ambulâncias de Londres recebe a primeira ligação por uma emergência na London Bridge, a famosa ponte de duas torres do centro da cidade, que liga a City, ao norte do rio Tâmisa, ao movimentado e animado bairro de Borough Market.

22H08 - A polícia recebe o aviso. Um carro atropelou os transeuntes que passavam pela ponte e prosseguiu seu caminho para o sul da ponte. Um jornalista da BBC que testemunhou o incidente afirmou que o veículo estava a 80 km/h.

As pessoas tentam ajudar as pessoas atingidas pela van branca, incluindo uma mulher gravemente ferida. O medo se espalha pela região, muito movimentada como em qualquer sábado à noite. Nesta ocasião, muitos estavam no local para assistir a final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus nos bares da área.

A van bate contra as cercas da catedral de Southwark, na margem sul do Tâmisa, perto do pub The Barrowboy & Banker.

Os três homens que estavam no veículo descem, armados com facas, e seguem em direção aos bares, esfaqueando quem passa pela sua frente. Uma testemunha viu uma mulher sendo atingida de 10 a 15 vezes. Eles usavam cinturões de explosivos falsos, com latas amarradas à cintura, para assustar ainda mais.

22H10. Os primeiros policiais chegam ao local, de acordo com o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

22H14. Os serviços médicos chegam à região para ajudar as vítimas.

22H16. A polícia mata a tiros os assassinos do lado de fora do Wheatsheaf, um pub do século XIX no Borough Market. O fotógrafo italiano Gabriele Sciotto consegue fazer uma imagem, divulgada pouco depois pela imprensa britânica, que mostra dois terroristas mortos. Um deles parece vestir calça militar, com latas amarradas à cintura.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasLondresReino UnidoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame