Homenagem às vítimas do atentado em Londres perto de Borough Market: atropelamentos e esfaqueamentos (Peter Nicholls/Reuters)
AFP
Publicado em 4 de junho de 2017 às 13h40.
Pouco depois das 22h (18h de Brasília) de sábado em Londres, os telefones da polícia e dos serviços médicos começaram a tocar. Poucos minutos depois, sete pessoas estavam mortas e vários feridos eram atendidos nas ruas.
22H07 - O serviço de ambulâncias de Londres recebe a primeira ligação por uma emergência na London Bridge, a famosa ponte de duas torres do centro da cidade, que liga a City, ao norte do rio Tâmisa, ao movimentado e animado bairro de Borough Market.
22H08 - A polícia recebe o aviso. Um carro atropelou os transeuntes que passavam pela ponte e prosseguiu seu caminho para o sul da ponte. Um jornalista da BBC que testemunhou o incidente afirmou que o veículo estava a 80 km/h.
As pessoas tentam ajudar as pessoas atingidas pela van branca, incluindo uma mulher gravemente ferida. O medo se espalha pela região, muito movimentada como em qualquer sábado à noite. Nesta ocasião, muitos estavam no local para assistir a final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus nos bares da área.
A van bate contra as cercas da catedral de Southwark, na margem sul do Tâmisa, perto do pub The Barrowboy & Banker.
Os três homens que estavam no veículo descem, armados com facas, e seguem em direção aos bares, esfaqueando quem passa pela sua frente. Uma testemunha viu uma mulher sendo atingida de 10 a 15 vezes. Eles usavam cinturões de explosivos falsos, com latas amarradas à cintura, para assustar ainda mais.
22H10. Os primeiros policiais chegam ao local, de acordo com o prefeito de Londres, Sadiq Khan.
22H14. Os serviços médicos chegam à região para ajudar as vítimas.
22H16. A polícia mata a tiros os assassinos do lado de fora do Wheatsheaf, um pub do século XIX no Borough Market. O fotógrafo italiano Gabriele Sciotto consegue fazer uma imagem, divulgada pouco depois pela imprensa britânica, que mostra dois terroristas mortos. Um deles parece vestir calça militar, com latas amarradas à cintura.