Mundo

O fim do califado do EI 'está próximo', diz Trump

Presidente dos EUA destacou a retomada da cidade síria de Raqa como uma vitória que deixou o EI mais fraco

Donald Trump, presidente dos EUA: "Ninguém, nenhum ditador, nenhum regime deveria subestimar a determinação dos Estados Unidos" (Drew Angerer/Getty Images)

Donald Trump, presidente dos EUA: "Ninguém, nenhum ditador, nenhum regime deveria subestimar a determinação dos Estados Unidos" (Drew Angerer/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 18h44.

Após a retomada da cidade síria de Raqa, "o fim do califado do (grupo extremista) Estado Islâmico está próximo", declarou neste sábado (21) em comunicado o presidente americano, Donald Trump.

Essa vitória da aliança dominada pelos curdos, aliados de Washington, anuncia uma "nova fase" para a Síria, acrescentou o presidente.

"Com a libertação da capital do Estado Islâmico e a grande maioria do seu território, o fim do califado do Estado Islâmico está próximo", escreveu Trump.

"Vamos transitar rapidamente para uma nova fase na qual apoiaremos as forças locais de segurança, faremos a violência diminuir na Síria e criaremos as condições para uma paz duradoura, para que os terroristas não voltem a ameaçar a nossa segurança coletiva", disse Trump.

A conquista de Raqa, a antiga "capital" do EI no território sírio, é a última vitória das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança anti-extremista dominada pelos curdos, que conta com o apoio aéreo americano.

Desde 2015, as FDS expulsaram o EI de várias regiões, impondo-se como uma força ineludível na luta contra a organização extremista.

Porém, se os americanos se retirarem agora que o califado do EI foi derrubado, essas forças podem se aproximar do regime de Bashar Al Assad e, consequentemente, da Rússia, em um país dividido pela guerra.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstado Islâmico

Mais de Mundo

Convenção democrata: o que esperar do evento que começa segunda?

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Mais na Exame