Mundo

Nuvem de cinzas gera cancelamento de centenas de voos na Espanha

As companhias aéreas espanholas cancelaram hoje mais de uma centena de voos nos 16 aeroportos fechados na Espanha.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Madri - As companhias aéreas espanholas cancelaram hoje mais de uma centena de voos nos 16 aeroportos fechados na Espanha pela nuvem de cinzas vulcânicas, o que levou ao reforço do serviço de trens e à transferência dos passageiros para ônibus.

Este foi o caso de Iberia e de sua filial, Air Nostrum, que anulou 76 voos nos aeroportos da Galícia, Astúrias, Santander, País Basco, Pamplona, Zaragoza, Leão, Valladolid e Burgos, na metade norte da Espanha.

A companhia espanhola de ferrovias, Renfe, informou à Agência Efe que reforçou com três trens duplos, com capacidade para 2,4 mil passageiros, o trajeto entre Madri e Barcelona.

Além disso, ampliou a oferta de média distância em direção ao noroeste como Madri-Valladolid, Madri-Santander, Madri-Leão, Madri-Bilbao e Madri-Gijón.

Air Europa indicou que cancelou 13 voos e teve de desviar outros três, e prevê encerrar o dia com 20 voos cancelados e 5 desviados, "desde que não seja fechado o aeroporto de Barcelona, como se teme", assinalaram as fontes.

A cinza vulcânica afetou também às rotas de Easyjet com Lisboa e Madeira.

Segundo as previsões de empresa de navegação aérea na Espanha (Aena), o fechamento dos 15 aeroportos sob seu controle (o décimo sexto fechado é o de Lérida) será mantido até as 18h no horário local (13h em Brasília).

No aeroporto de Barajas de Madri foram registradas filas de viajantes nos balcões de atendimento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Biden recebe Netanyahu para promover cessar-fogo em Gaza

Patrulha aérea conjunta de Rússia e China deixa EUA em alerta

Venezuela: campanha eleitoral termina hoje, com Maduro falando em "banho de sangue"

PIB dos EUA acelera e taxa anualizada vai a 2,8% no 2º trimestre

Mais na Exame