Índia: afogamento e eletrocussão foram as causas mais comuns das mortes (Rupak De Chowdhuri/Reuters)
EFE
Publicado em 27 de julho de 2017 às 12h56.
Nova Délhi - O número de mortos pelas inundações que atingem o estado de Gujarat, no oeste da Índia, desde o início do período das monções subiu nesta quinta-feira para 126, depois que 36 pessoas morreram nas últimas 24 horas, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
As fortes precipitações que ainda caem na região obrigaram cerca de 8 mil pessoas a deixarem suas casas, segundo a fonte do Centro de Operações de Emergência do Estado de Gujarat (SEOC, sigla em inglês), que pediu o anonimato.
A fonte situou em 126 o número de mortos em episódios relacionados com as inundações, como afogamentos e eletrocussão, durante as últimas seis semanas.
O chefe da Defesa Civil de Gujarat, A.J. Shah, disse ontem à Efe que 85% da população deste estado, que conta com mais de 60 milhões de habitantes, está sendo afetada pelas inundações e "não pode sair" dos lugares em que se encontra.
A Índia está sofrendo os efeitos da temporada das monções, uma estação do ano marcada por chuvas intensas, que começa em junho e termina em setembro.
Nas últimas seis semanas, 50 pessoas morreram e milhões estão sofrendo com os efeitos das inundações e chuvas no nordeste da Índia, especialmente no estado de Assam.