Mundo

Número de mortos em inundações na Grécia sobe para 20

Após a tragédia, o governo apresentou, nesta segunda-feira (20), medidas de emergência às áreas atingidas pelas inundações

Enchentes na Grécia: nuitas das vítimas morreram afogada, levadas pela água e lama, e algumas presas em seus carros ou porões (Costas Baltas/Reuters)

Enchentes na Grécia: nuitas das vítimas morreram afogada, levadas pela água e lama, e algumas presas em seus carros ou porões (Costas Baltas/Reuters)

A

AFP

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 09h55.

As inundações que atingiram a periferia oeste de Atenas na semana passada fizeram 20 mortos e dois desaparecidos, de acordo com um novo balanço fornecido pelos serviços de emergência.

Após a tragédia, o governo apresentou, nesta segunda-feira (20), medidas de emergência às áreas atingidas pelas inundações, incluindo uma ajuda de 5.000 euros por família afetada.

As cidades de Mandra, Nea Peramos e Megara, localizadas a cerca de cinquenta quilômetros a oeste de Atenas, sofreram inundações violentas na quarta-feira.

O corpo de um homem foi encontrado no domingo em Mandra, elevando a 20 o número de pessoas mortas. "Ainda estamos à procura de outras duas pessoas", declarou uma porta-voz dos bombeiros.

De acordo com ela, a água está escoando, mas a área permanece cheia de detritos.

Muitas das vítimas morreram afogada, levadas pela água e lama, e algumas presas em seus carros ou porões.

Os especialistas apontam como um dos fatores da tragédia a urbanização sem planejamento desta área agrícola semi-industrial nos últimos anos, bem como deficiências crônicas nos serviços do governo federal e das prefeituras sobre as obras de prevenção de inundações.

De acordo com o porta-voz do governo, Dimitris Tzanakopoulos, equipes de inspeção confirmaram que 1.000 casas e lojas foram danificadas. Os seus proprietários estão preocupados com a indenização anunciada.

O fundo de indenização também diz respeito a outras áreas afetadas na semana passada por inundações, incluindo a ilha de Symi no Egeu e algumas áreas no centro e norte do país.

A Grécia também deve pedir ajuda aos fundos de solidariedade da União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:EnchentesGréciaMortes

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua