Mundo

Novos bombardeios de Israel atingem sul do Líbano

Ataques atingem vilarejos ao norte do rio Litani e miram infraestrutura do Hezbollah

Mundo: Israel realiza novos bombardeios no sul do Líbano (RABIH DAHER/AFP)

Mundo: Israel realiza novos bombardeios no sul do Líbano (RABIH DAHER/AFP)

Publicado em 11 de janeiro de 2026 às 15h36.

O exército israelense realizou novos ataques neste domingo, 11, após emitir uma nova "ordem de evacuação" para um vilarejo no sul do Líbano devido a ações contra a infraestrutura do Hezbollah, informou a agência de notícias libanesa Ani.

Os ataques acontecem depois que o exército libanês anunciou, na quinta-feira, 8, ter concluído o desarmamento do Hezbollah, grupo pró-Irã, no sul de Litani, a cerca de 30 km da fronteira com Israel, conforme o acordo de cessar-fogo de novembro de 2024 entre Israel e o movimento libanês.

A Ani informou que "aviões de combate inimigos lançaram mais de dez bombardeios" contra o vilarejo de Kafr Hata (sul), ao norte do rio Litani, causando "danos significativos" a edifícios.

Anteriormente, o porta-voz do exército israelense em árabe, coronel Avichay Adraee, disse na rede X que a "infraestrutura militar" do Hezbollah em Kafr Hata seria atacada "em breve" "em resposta às suas tentativas ilegais de restabelecer suas atividades na região".

A Agência Nacional de Informações do Líbano registrou ataques israelenses em Mahmudiyeh, al-Dimasqiyeh e al-Bureij, além de outras localidades na região de Jezzine, sem relatos de vítimas.

A maior parte das localidades atingidas, incluindo Kafr Hata, está situada ao norte do rio Litani.

O exército israelense já havia anunciado ataques na quinta e sexta-feira, 9, contra o Hezbollah em diversas áreas do sul do Líbano, atingindo "depósitos de armas e um local de produção de armamentos usados para reabastecimento e reforço militar".

O Líbano enfrenta forte pressão dos Estados Unidos para desarmar o Hezbollah, que se encontra enfraquecido após a guerra com Israel.

Acompanhe tudo sobre:LíbanoIsrael

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos