Mundo

Novo presidente de Cuba será eleito hoje, mas só será conhecido amanhã

A eleição é realizada já que Raúl Castro completa o limite de dois mandatos consecutivos que ele mesmo impôs para os cargos políticos no país

Cuba: o país abriu sua 9ª Legislatura em uma sessão histórica de dois dias (Omara Garcia Mederos/Reuters)

Cuba: o país abriu sua 9ª Legislatura em uma sessão histórica de dois dias (Omara Garcia Mederos/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de abril de 2018 às 12h44.

Havana - Os deputados de Cuba votarão nesta quarta-feira, após a abertura da 9ª Legislatura e a constituição da Assembleia Nacional, a candidatura para escolher o Conselho de Estado e o novo presidente do país, mas os resultados só serão divulgados amanhã, quinta-feira, informaram veículos de imprensa oficiais do país.

"Na jornada do dia 19 serão conhecidos os integrantes eleitos para o Conselho de Estado que tomarão posse dos seus cargos na ANPP (Assembleia Nacional do Poder Popular)", publicou em sua capa o jornal "Granma", órgão oficial do Partido Comunista de Cuba.

Cuba abre hoje sua 9ª Legislatura em uma sessão histórica de dois dias onde será constituída a Assembleia Nacional do Poder Popular resultante das eleições gerais de 11 de março e haverá a mudança na presidência do país, já que Raúl Castro completa o limite de dois mandatos consecutivos que ele mesmo impôs para os cargos políticos no país.

Após a constituição da Assembleia Nacional com o juramento dos 605 deputados eleitos, será escolhida a mesa diretora do parlamento, ou seja, presidente, vice-presidente e secretário.

Posteriormente, será iniciado o processo para a escolha do Conselho de Estado - o principal órgão de governo em Cuba - pelo qual a Comissão de Candidaturas Nacionais (CCN) apresentará as proposições para presidente do país, primeiro vice-presidente, vice-presidentes, secretário e demais membros, segundo o "Granma".

Após informar aos deputados o seu direito de modificar total ou parcialmente a proposta, será submetida à votação o projeto de candidatura.

Posteriormente, a votação ocorrerá com o voto secreto dos deputados e a Comissão Eleitoral Nacional realizará a apuração.

Amanhã serão conhecidos os membros eleitos do novo Conselho de Estado, entre eles o presidente, que tomarão posse de seus cargos na Assembleia Nacional para posteriormente seguirem com a cerimônia de encerramento da sessão.

Se não houver surpresas, o favorito para suceder Raúl Castro é o atual primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel, que em 20 de abril completa 58 anos.

O Conselho de Estado de Cuba é integrado por presidente, primeiro vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e outros membros (23 no atual).

Acompanhe tudo sobre:CubaEleições

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil