Mundo

Novo poço confirma potencial de óleo leve em Tupi, diz Petrobrás

"As informações obtidas no poço reforçam as estimativas de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área", diz comunicado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - A Petrobrás comunicou nesta quarta-feira, 6, que a perfuração do oitavo poço na área de Tupi confirmou o potencial de óleo leve nos reservatórios do pré-sal, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

O novo poço, denominado 3-BRSA-839A-RJS (3-RJS-675A), informalmente conhecido como Iracema Norte, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em lâmina d´água de 2.247 metros, a cerca de 240 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 6 km a nordeste do poço Iracema 4-RJS-647 (4-BRSA-711).

Conforme o comunicado da estatal, o poço 3-RJS-675A, perfurado em posição estrutural mais baixa que o poço 4-RJS-647, confirmou a profundidade do contato óleo/água e comprovou, por intermédio de amostragens em teste a cabo, a descoberta de petróleo leve com as mesmas características do poço Iracema, com densidade de cerca de 29ºAPI.

"As informações obtidas no poço e nos demais já perfurados na área reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi", diz a nota.

"O consórcio, formado pela Petrobrás (65% - operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP onde consta a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010", acrescenta.

Leia mais sobre Petrobras

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal